Greve dos caminhoneiros começa fraca mas governo teme ampliação

555
PRF fiscaliza caminhoneiros (Foto PRF/BA)
PRF fiscaliza caminhoneiros (Foto PRF/BA)

O primeiro dia da greve dos caminhoneiros começou com baixa adesão, mas a ausência de diálogo com o Governo Federal ameaça levar a um aumento do apoio nos próximos dias. Os motoristas querem a redução do preço do óleo diesel, com o fim da política de equiparação dos valores internos com os praticados no mercado internacional. Outro ponto que compõe a pauta de reivindicações é a fiscalização da tabela mínima de fretes.

A Associação Brasileira de Revendedores de GLP (Asmirg-BR), que representa mais de 5 mil revendedoras, apoia a paralisação dos caminhoneiros, mas entendem que este não é o momento de prejudicar ainda mais a população, por causa da pandemia.

“Se pararmos agora, com certeza haverá corridas aos revendedores de gás e pode haver ágio nos preços cobrados”, analisa Alexandre José Borjalli, presidente da Asmirg-BR. “É um momento delicado, inclusive para nós, que estamos sem capital de giro, podendo fechar as portas. Por isso ainda estamos discutindo quais as formas de protesto e de paralisações que poderemos fazer.”

O preço do botijão de gás de 13kg atinge mais de R$ 100 em algumas regiões do país. A venda da participação da Petrobras na Liquigás Distribuidora piorou a concorrência. Ao contrário das promessas do governo, o oligopólio no setor só ficou mais forte, sem novos competidores ingressando no mercado.

Espaço Publicitáriocnseg

Segundo o Dieese, o preço do gás subiu 131% desde junho de 2017, com a política de paridade com os preços internacionais. No mesmo período, a inflação medida pelo INPC ficou em 15%.

Em apoio à greve dos caminhoneiros, sindicatos dos petroleiros realizaram ações como a do Sindipetro /BA, que vendeu 200 botijões de gás para famílias em vulnerabilidade social a R$ 40, preço considerado justo pela categoria.

Leia mais:

Sem auxílio, comércio do Rio entrará em depressão

Bolsonaro só reconciliará com caminhoneiro se mudar política de Guedes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui