30.4 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, janeiro 21, 2021

Greve na Transpetro

Os marítimos da Transpetro planejam um movimento grevista gradual mês que vem. A assembleia da categoria está prevista para 4 de maio. Os cerca de 2,2 mil profissionais, que tripulam 52 navios, deverão conseguir 9,93% de reposição salarial, por conta da inflação acumulada. Mas o que está realmente em jogo para esses profissionais é a garantia de seus postos de trabalho. Daí o indicativo de greve para o dia 10. O Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar) lembra que a subsidiária da Petrobras é lucrativa e empresa não deveria ficar entre os ativos a serem alienados dentro do plano de desinvestimento da estatal.

Não se sabe como ficará a Petrobras nos próximos meses. Se o impeachment da presidente Dilma prosperar no Senado, com certeza respingará na maior companhia brasileira. A ameaça de mudar a exploração do pré-sal ficará mais concreta que nunca. Pior será a indefinição, pois seriam longos 180 dias. Em um momento como este, é preciso bom-senso do governo, seja ele o atual ou o possível provisório. Suspender o plano de desinvestimento seria primordial. Até porque, a Petrobras já ganhou fôlego, inclusive no mercado financeiro, como mostra a valorização de suas ações no ano, de 47%, deixando sem argumentos os que atacavam a empresa devido à queda no valor de mercado.

Primeiro lugar

Internet é oxigênio para o brasileiro, que não está disposto a abrir mão dela. Essa é uma das conclusões da Pesquisa Consumo na Crise, realizada pela agência nova/sb com mais de 2.800 pessoas ao longo de 12 meses. Os entrevistados apontaram que a internet é uma das quatro principais conquistas de consumo dos brasileiros, nos últimos anos; se tiver que reduzir consumo, é um das últimas opções de corte; e a visita a sites e aplicativos é uma das principais estratégias de pesquisa de preço e busca de oportunidades de emprego.

Fazer e refazer

Seis em cada dez escritórios de contabilidade no Brasil desconsidera a utilização de soluções de TI para evitar a possibilidade de seus clientes caírem na malha fina. Em contrapartida, 81,1% das empresas afirmou fazer algum tipo de retificação após o envio das declarações ao Fisco; apenas 18,9% relatou não registrar incidências de malha fina nas declarações de seus clientes. Os dados são de pesquisa realizada pela multinacional holandesa Wolters Kluwer Prosoft, que ouviu 2.124 escritórios.

O levantamento revelou ainda que a maioria, 52,7%, processa acima de 100 declarações de Imposto de Renda anualmente. Para a elaboração destes documentos, 29,5% conta com apenas um funcionário, 36% aloca dois profissionais, e 34,3% utiliza três ou mais colaboradores.

Impedidos

Há juristas que acreditam que os ministros do Supremo Celso de Mello, Gilmar Mendes e Dias Toffoli deveriam se declarar impedidos de participar do julgamento de recursos da defesa da presidente Dilma que questionem a natureza golpista do impeachment. Eles teriam antecipado publicamente na imprensa a posição que defendem sobre a matéria e, portanto, perderam a isenção, a imparcialidade e a capacidade para julgar a partir dos elementos concretos que poderão ser apresentados ao STF.

A Lei Complementar 35/1979 veda ao magistrado “manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistério”.

Rápidas

Desafios para o Brasil no novo cenário do mercado internacional do petróleo” é o curso que o Ibef-Rio realiza dia 5 próximo, das 9h30 às 11h. Associados da Apimec não pagam *** Mira Callado, uma das finalistas da primeira edição do programa The Voice Brasil, vai marcar as comemorações pelo Dia da Baixada no Caxias Shopping (RJ), nesta quinta-feira, a partir das 19h *** Já a Escola de Dança Adriana Mirada se apresenta no sábado, às 18h. No mesmo dia, acontece a “Oficina de Arranjo de Flores de Tecido” gratuita, a partir das 16h, na loja Carioca Q Sou *** Também no sábado, o Shopping Jardim Guadalupe (RJ) promove feira de adoção de animais, das 14h às 19h, na entrada principal *** No 1º de Maio, Dia do Trabalhador, Mario Avelino, presidente da ONG Instituto Fundo Devido ao Trabalhador, lança o livro FGTS – Estão metendo a mão no seu Fundo. Ele calcula em R% 500 bilhões as perdas desde 1967. A publicação pode ser encomendada em www.fundodevido.com.br/livrofgts *** Apontado como uma das revelações da música brasileira, Silva faz show de lançamento do disco Júpiter no Teatro Sesi no Centro do Rio (Av. Graça Aranha 1) em 3 e 4 de maio, às 19h30 *** Wolfgang Hänle, que se aposenta no final do semestre, será substituído na vice-presidência de Operações da Mercedes por Carlos Santiago, atual diretor de Produção de Caminhões *** Hilgo Gonçalves, com 23 anos de experiência no Unibanco, 17 no HSBC e nove na Losango, sendo os últimos sete como CEO, assumiu a presidência da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.

EUA: expectativa por novos estímulos fiscais traz bom humor

Futuros dos índices de NY estão subindo, mesmo após terem atingidos novos recordes históricos no fechamento do pregão anterior.

Ajustando as expectativas

Bovespa andou na quarta-feira na contramão dos principais mercados da Europa e também dos EUA.

Sudeste produz 87,5% dos cafés do Brasil em 2020

Com mais de 55 milhões de sacas a região é a principal responsável pela maior safra brasileira da história.

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.