As despesas militares no mundo atingiram, em 2003, cerca de US$ 800 bilhões, revela estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa da Paz de Estocolmo (Sipri) e divulgado pela ONU. Os Estados Unidos são o país com a maior despesa militar do planeta, representando 43% do total. Em seguida vêm China, Índia e Rússia – não por acaso, os países que aspiram sair da condição de promessas e ingressar no time dos desenvolvidos ao final desta década. O quarto aspirante – Brasil – continua com sua posição de gigante em economia, população e território, mas um eunuco militar. A China registrou um aumento de 18% em suas despesas militares.
Sem-Ulisses
Hóspede do poder, Brasília teve no primeiro ano de governo Lula um período para ser esquecido pelo seu setor hoteleiro. Segundo a Abih-DF, a taxa de ocupação anual, normalmente acima dos 60%, deve ter ficado abaixo de 50% em 2003. O vice-presidente da entidade, Helder Carneiro, diz que, além da recessão, a demora na entrega das obras do Centro de Convenções Ulisses Guimarães tornou o ano ainda mais difícil para o setor: “Por causa disso, oito grandes eventos que seriam em Brasília tiveram de ser transferidos para outras cidades. A maioria para São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Florianópolis”, afirma Carneiro.
Volto já
De cada 100 turistas que visitaram o Rio de Janeiro no período do Revéillon, 93 pretendem voltar à cidade, constata pesquisa realizada pelos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner entre 26 e 31 de dezembro, com 800 turistas estrangeiros. Os principais pontos negativos apontados foram transporte urbano (25% das citações), informação turística (22%), táxi (19%), sinalização turística (18%) e segurança fora das áreas turísticas (16%). Somando sinalização e informação (40%), conclui-se que a Riotur, empresa municipal do setor, foi reprovada pelo visitante do exterior. Dados sobre o setor estão disponíveis no site Consultoria em Turismo(www.bayardboiteux.pro.br).
Ineficiência premiada
Premiada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no apagar das luzes de 2003, com um aumento de 15,52% das tarifas de energia, a Cerj estreou em 2004 mostrando o que seus clientes devem esperar dos seus serviços em 2004. A poucas horas da virada do ano, a empresa deixou sem luz residências e ruas da Região dos Lagos por quase uma hora.
Apólice
Razão têm as seguradoras em insistir para que não se chame o Encargo de Aquisição de Energia Elétrica Emergencial de “seguro-apagão”. Seria o único seguro em que se paga mais no caso de sinistro.
Contra
O prefeito do Rio, Cesar Maia, autorizou a Procuradoria Geral do Município a entrar na Justiça com pedido de medida liminar que impeça a aplicação de medidas de represália a cidadãos norte-americanos que chegarem ao Brasil. A decisão foi tomada por um juiz federal, após a entrada em vigor, nos Estados Unidos, de normas que exigem que cada um que lá chegue seja fotografado e “toque piano” (tenha as digitais coletadas). “A aplicação de uma reciprocidade ingênua terá repercussão nas agências de viagens e na imprensa internacional, afetando nosso mercado receptivo em relação ao principal mercado exportador de turismo”, reclamou o prefeito, que acrescentou que a decisão é “uma represália que nos ridiculariza diante do mundo”. Vinda de um prefeito que já entrou num açougue para tomar sorvete…
Hidrofobia
A descoberta do Mal da Vaca Louca nos Estados Unidos mostra que armas de destruição em massa que nada, a explicação para a invasão do Iraque pode estar no cardápio da Casa Branca.