Guerra

As despesas militares no mundo atingiram, em 2003, cerca de US$ 800 bilhões, revela estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa da Paz de Estocolmo (Sipri) e divulgado pela ONU. Os Estados Unidos são o país com a maior despesa militar do planeta, representando 43% do total. Em seguida vêm China, Índia e Rússia – não por acaso, os países que aspiram sair da condição de promessas e ingressar no time dos desenvolvidos ao final desta década. O quarto aspirante – Brasil – continua com sua posição de gigante em economia, população e território, mas um eunuco militar. A China registrou um aumento de 18% em suas despesas militares.

Sem-Ulisses
Hóspede do poder, Brasília teve no primeiro ano de governo Lula um período para ser esquecido pelo seu setor hoteleiro. Segundo a Abih-DF, a taxa de ocupação anual, normalmente acima dos 60%, deve ter ficado abaixo de 50% em 2003. O vice-presidente da entidade, Helder Carneiro, diz que, além da recessão, a demora na entrega das obras do Centro de Convenções Ulisses Guimarães tornou o ano ainda mais difícil para o setor: “Por causa disso, oito grandes eventos que seriam em Brasília tiveram de ser transferidos para outras cidades. A maioria para São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Florianópolis”, afirma Carneiro.

Volto já
De cada 100 turistas que visitaram o Rio de Janeiro no período do Revéillon, 93 pretendem voltar à cidade, constata pesquisa realizada pelos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner entre 26 e 31 de dezembro, com 800 turistas estrangeiros. Os principais pontos negativos apontados foram transporte urbano (25% das citações), informação turística (22%), táxi (19%), sinalização turística (18%) e segurança fora das áreas turísticas (16%). Somando sinalização e informação (40%), conclui-se que a Riotur, empresa municipal do setor, foi reprovada pelo visitante do exterior. Dados sobre o setor estão disponíveis no site Consultoria em Turismo(www.bayardboiteux.pro.br).

Ineficiência premiada
Premiada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no apagar das luzes de 2003, com um aumento de 15,52% das tarifas de energia, a Cerj estreou em 2004 mostrando o que seus clientes devem esperar dos seus serviços em 2004. A poucas horas da virada do ano, a empresa deixou sem luz residências e ruas da Região dos Lagos por quase uma hora.

Apólice
Razão têm as seguradoras em insistir para que não se chame o Encargo de Aquisição de Energia Elétrica Emergencial de “seguro-apagão”. Seria o único seguro em que se paga mais no caso de sinistro.

Contra
O prefeito do Rio, Cesar Maia, autorizou a Procuradoria Geral do Município a entrar na Justiça com pedido de medida liminar que impeça a aplicação de medidas de represália a cidadãos norte-americanos que chegarem ao Brasil. A decisão foi tomada por um juiz federal, após a entrada em vigor, nos Estados Unidos, de normas que exigem que cada um que lá chegue seja fotografado e “toque piano” (tenha as digitais coletadas). “A aplicação de uma reciprocidade ingênua terá repercussão nas agências de viagens e na imprensa internacional, afetando nosso mercado receptivo em relação ao principal mercado exportador de turismo”, reclamou o prefeito, que acrescentou que a decisão é “uma represália que nos ridiculariza diante do mundo”. Vinda de um prefeito que já entrou num açougue para tomar sorvete…

Hidrofobia
A descoberta do Mal da Vaca Louca nos Estados Unidos mostra que armas de destruição em massa que nada, a explicação para a invasão do Iraque pode estar no cardápio da Casa Branca.

Artigo anteriorPresente
Próximo artigoAntiBush
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

‘Eu quero uma casa no campo…’

Êxodo urbano: mais de 1,3 milhão de famílias brasileiras pretendem migrar para áreas rurais.

Direita vence no Equador

Banqueiro Guillermo Lasso vence socialista Andrés Arauz no segundo turno da eleição.

Mercados internacionais abrem com cautela

Enquanto isso acontece lá fora, aqui Ibovespa ensaia leve alta.

Semana começando sob tensão

Desde a semana passada, segue a novela do Orçamento.

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.