Há um preço internacional do petróleo?

1033
Barril de petróleo (ilustração Pixabay)
Barril de petróleo (ilustração Pixabay)

A pergunta acima é o título de artigo que o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli escreveu para o Le Monde Diplomatique. Para não deixar suspense, a coluna adianta a resposta: não. Os contratos futuros do petróleo não têm valor intrínseco, sendo muito mais apostas nos preços futuros. “Esse chamado ‘preço internacional do petróleo’ tem, portanto, cada vez mais características financeiras”, explica Gabrielli. “Apareceram os chamados Wall Street refiners, operadores do mercado que transacionavam volumes maiores de papéis do que o volume físico do produto (…) A maior parte das transações com contratos futuros não é realizada com o propósito de movimentar fisicamente a mercadoria, mas principalmente para fins de hedging, especulação ou investimentos financeiros.”

O ex-presidente da Petrobras explica que o petróleo não é um produto homogêneo, nem as refinarias têm as mesmas unidades de processo, resultando em um universo de produtos diferentes. “É muito difícil falar de ‘um’ preço internacional de gasolina. Há vários preços, refletindo às distintas estruturas tributárias, políticas de abertura dos mercados domésticos e relação entre produção e refino, além do grau de concentração industrial do setor.”

 

Coisa de mulher

Espaço Publicitáriocnseg

O Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil revelou, pelos comparativos de 2014 a 2020, participação expressiva das mulheres (40,3%). “É valiosa e gratificante essa pesquisa que relata a participação atuante das mulheres na consultoria e sua grande ascensão. Quando resolvi passar pela formação de consultores ministrada por Luiz Affonso Romano em 2017, sabia que estava dando um passo promissor na minha carreira, e seu know-how e conhecimento me auxiliaram muito. Hoje atuo como consultora e master coach na área do desenvolvimento humano e organizacional trabalhando com pessoas, equipes e lideres”, afirma a consultora Cilene Noman.

 

Rápidas

Entre 22 e 26 de março, o Museu do Ipiranga realizará o Curso de Capacitação em Negociações Internacionais. Inscrição até dia 16 *** Para refletir sobre as soluções mais adequadas e superar os desafios relacionados à inovação e à sustentabilidade das cidades e distritos de inovação, o Rio de Janeiro recebe, nesta quinta, o 1º Seminário Rio Metápolis, realização da Redetec, Firjan e Alerj, com patrocínio da Faperj. Inscrições aqui *** Arnaldo Bichucher, chefe de operações turísticas da Secretaria Municipal de Turismo do RJ, é o convidado do projeto “Gente que faz”, nesta quinta-feira, às 15h, no Instagram @embaixadoresrio *** O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio promove, nesta terça-feira, às 19h, o webinário “Criando o Novo no Tradicional: Por que o maior produtor de ovos da América do Sul decidiu criar um substituto para seu próprio produto?” Inscrições aqui.

Leia mais:

Se a eleição fosse hoje, Guedes seguraria lanterna

Novo padrão global

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui