Hamas critica ‘decisão unilateral’ de Abbas de eleições para Conselho Nacional Palestino

Grupo islâmico diz ser 'flagrante desrespeito' aos acordos para tentar promover reconciliação

200
Mahmoud Abbas (foto Cia Pak, ONU)
Mahmoud Abbas (foto Cia Pak, ONU)

O Hamas criticou nesta quarta-feira a “decisão unilateral” do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, de realizar eleições antes do final do ano para reconfigurar o Conselho Nacional Palestino, em meio à ofensiva lançada por Israel contra a Faixa de Gaza após os ataques de 7 de outubro de 2023.

“Essa decisão unilateral é uma grave violação da vontade nacional e um flagrante desrespeito aos acordos do Cairo, Argel, Moscou e Pequim”, disse Husam Badran, um alto funcionário da ala política do Hamas, referindo-se aos acordos de reconciliação nacional entre o Fatah e o grupo islâmico. “Rejeitamos essas ações unilaterais”, disse ele.

Ele ressaltou que o Hamas “acompanha com grande preocupação” o anúncio de Abbas e enfatizou que “essa decisão se desvia do consenso nacional”, antes de pedir “a suspensão imediata de todas as medidas unilaterais e a implementação do que foi acordado nas reuniões nacionais, especialmente no que diz respeito à reconstrução das instituições da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) com base no consenso”.

“Apelamos às massas do nosso povo, às suas forças e às suas facções ativas para que rejeitem essa postura excludente e se atenham à opção de unidade e cooperação”, concluiu Badran, conforme relatado pelo jornal palestino “Filastin”, três dias após Abbas anunciar que o Conselho Nacional Palestino realizará suas primeiras eleições desde 2006 antes do final do ano.

Espaço Publicitáriocnseg

O líder palestino afirmou que o comitê executivo da OLP, que o próprio Abbas dirige, “decidirá criar um comitê preparatório para fazer os preparativos necessários para as eleições”, sem ainda definir uma data específica. O decreto de Abbas dá um prazo máximo de duas semanas para que esse comitê tome outras medidas para esse processo.

O Conselho Nacional Palestino define formalmente a política da OLP e elege um fórum menor que, por sua vez, elege os líderes da OLP. É um órgão separado do Conselho Legislativo Palestino, o parlamento palestino, para o qual não são realizadas eleições desde 2006, uma votação em que o Hamas prevaleceu. Isso não foi reconhecido por Israel e pelos EUA, levando a confrontos entre as duas facções que terminaram com a separação administrativa dos Territórios Palestinos Ocupados.

Desde então, o Fatah controla a Cisjordânia – apesar de não ter vencido as eleições – e o Hamas está no comando da Faixa de Gaza, alvo de uma ofensiva militar após os ataques de 7 de outubro de 2023 que deixaram mais de 59.200 pessoas mortas e 143 mil feridas, de acordo com o último balanço fornecido na quarta-feira pelas autoridades do enclave palestino.

Europa Press

Leia também:

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui