O presidente e CEO da Saudi Aramco, Amin Nasser, afirmou nesta terça-feira que a demanda global por energia continua a crescer, impulsionada principalmente pelas economias em desenvolvimento, com os hidrocarbonetos permanecendo essenciais por décadas.
Falando na 9ª Conferência da Iniciativa de Investimentos Futuros, Nasser observou que cerca de 80% do crescimento recente da demanda por petróleo e gás veio do Sul Global, onde o consumo per capita permanece baixo.
Nasser enfatizou a necessidade de uma transição energética equilibrada, reconhecendo as diferentes prioridades regionais entre a sustentabilidade no Norte Global e a acessibilidade e segurança do abastecimento no Sul Global.
Ele afirmou que a demanda por petróleo deve aumentar de 1,1 milhão a 1,4 milhão de barris por dia em 2026, impulsionada pelo crescimento das economias em desenvolvimento.
A Aramco continua investindo em hidrocarbonetos, juntamente com energias renováveis e soluções de baixo carbono, planejando expandir a produção de gás em mais de 60% até 2030, disse Nasser.
Ele destacou o investimento multibilionário da empresa em digitalização e inteligência artificial, que melhoraram a eficiência operacional e reduziram as emissões.
Agência Xinhua
















