Hiperlucros

“Na década de 90, o país passou de um processo de hiperinflação para outro, de hiperjuros. Dessa forma, os bancos continuaram lucrando muito, mesmo nas décadas perdidas de 80 e 90.” A síntese é do novo coordenador do Grupo de Análises e Previsões do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Miguel Bruno.

Bolha
Nove por cento dos consumidores brasileiros, ou quase um em cada dez, não pagam há mais 90 dias suas contas no crediário. Se somados os 25% cujo atraso nas prestações varia de 15 a 90 dias, a inadimplência da pessoa física atinge 34%. Os dados, do próprio Banco Central, confirmam as advertências de especialistas que alertam há cerca de dois anos para a explosiva combinação de salários comprimidos com o aumento do endividamento das famílias.

EUA são aqui
No setor de habitação, a inadimplência atinge 50% dos financiamentos. Esse percentual considera a soma dos 42% cujo atraso das prestações varia de 15 a 90 dias com os 8% que não pagam há mais de 90 dias.

Até o dente
A dengue compromete a dentição, diz o cirurgião-dentista Fabio Guedes, do Sesi. Ele explica que além dos sintomas clássicos que indicam os portadores da doença – febre, dores de cabeça e nas articulações, falta de apetite e manchas avermelhadas, entre outras – o sangramento gengival também é forte indicativo da dengue hemorrágica. “As conseqüências imediatas são doenças periodontais, com enfraquecimento da dentição e, em casos extremos, até a perda de dentes”, diz Guedes.

Energia
BNDES e Furnas assinam nesta quinta-feira contrato de financiamento no valor de R$ 1,034 bilhão para a construção da Usina Hidrelétrica Simplício, no Rio Paraíba do Sul, na divisa dos municípios de Sapucaia e Três Rios (RJ) e Chiador (MG).

Força
O ex-diretor de Furnas Dimas Toledo tenta emplacar Antônio Pádua Guimarães, que é seu sobrinho, na diretoria de Engenharia da estatal.

Alimentos
A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade realiza nesta quinta, das 8h30 às 12h30, o I Seminário de Alimentos e Bebidas. Coordenado pela professora Roberta Guimarães, o evento abordará temas como tecnologia da cozinha moderna e visão gerencial do setor de alimentos e bebidas. O professor Bayard Boiteux, diretor da Escola de Turismo, destaca que o curso tem priorizado o setor de alimentos e bebidas, por ser hoje um componente fundamental na formação dos futuros bacharéis. As inscrições podem ser efetuadas pelo e-mail [email protected]

Casa nova
Mais de 300 engenheiros e arquitetos e especialistas em perícias judiciais são esperados para a posse da diretoria e inauguração da nova sede do Instituto de Engenharia Legal (IEL), nesta quinta, às 19h. O presidente Mario Luis Celano foi reeleito para o biênio 2008-2009. Criado em 1953, o IEL congrega profissionais especializados em pareceres, perícias, vistorias e avaliações. A sede fica na Av. Rio Branco, 173 – 4º andar, RJ).

Sobrevivente
Pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Faperj anunciaram a descoberta de uma nova espécie de crocodiliforme marinho. O animal faz parte de um dos grupos que sobreviveram ao período de extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos. Os fósseis encontrados no Nordeste revelam dados inéditos sobre o grupo.

Fósseis
Não procede a informação de que os pesquisadores da UFRJ e da Faperj pensaram em nomear o grupo que sobreviveu à extinção de “DEM”.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRisco Rio
Próximo artigoHá três anos…

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Condomínios do Rio podem exigir comprovante de vacinação

É recomendado que tal exigência seja aprovada em assembleia por maioria dos presentes

Agronegócio brasileiro ainda está amadurecendo tecnologicamente

Por Regina Teixeira – Especial para o Monitor Mercantil

Livro traz bastidores de aquisições de startups por grandes empresas

Livro: 'Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup'

Plano de assinatura garante um smartphone novo todo ano

A parceria une o propósito da Samsung de trazer inovação a cada lançamento - desta vez oferecendo sua terceira geração de smartphones - e...

WhatsApp testa funcionalidade de indicação de negócios em SP

Por enquanto só São Paulo terá esse recurso