Holofote

Pode ser implicância desta coluna, mas depois de uma semana ouvindo uma rádio carioca no horário do almoço, observou-se que praticamente só havia notícias sobre o candidato petista Jorge Bittar – apesar de ele ocupar um modesto quinto lugar nas pesquisas, com menos de 5% das preferências dos eleitores. Os demais candidatos tiveram pouco ou nenhum espaço na programação.

Urgente
Para combater a violência, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional, Roberto Busato, entende que no curto prazo deve haver uma ação policial ostensiva; a médio prazo, a aplicação de uma política penitenciária mais sensata, que impeça infratores primários de conviverem lado a lado com criminosos reincidentes e perigosos. A longo prazo, a saída é “educação, educação e educação”.

ISO 000
Ironiza um consultor que, do jeito que vai a obtenção dos certificados ISO, uma empresa que produz – por exemplo – parafusos com defeito, mas todos eles idênticos, com o mesmo defeito, e tudo feito de acordo com normas escritas e explícitas teria direito à certificação.

Lícito
O turismo é a atividade do setor de serviços que mais cresce no mercado brasileiro, gera 4 milhões de empregos no país e 192 milhões no mundo, informa a empresa E-Consulting. “É o meio lícito que mais movimenta dinheiro, atrás apenas do narcotráfico e da indústria bélica”, explica Elaine Catardo, consultora da empresa. O turismo movimenta em todo o mundo cerca de US$ 3,4 trilhões.

Tosse
Anúncio de um xarope na televisão mexe com um tema delicado: um cego que só reconhece quem está em volta, num ponto de ônibus, devido à tosse de seus companheiros. Após tomar o xarope, os dois colegas do ponto param de tossir e o cego pensa que está sozinho. Criatividade dez, responsabilidade social zero.

“Apagão” florestal
Depois do “apagão” propriamente dito e da ameaça do “apagão” logístico, chegou a hora do setor florestal. O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), Carlos Aguiar, disse que a demanda em alta não correspondida pelo crescimento na oferta de madeira plantada imporá a partir deste ano limitações ao mercado brasileiro. Setores que utilizam madeira como matéria-prima vão ter dificuldade para crescer, será necessário importar madeira de outros países e o aumento no preço das toras de pinus e eucalipto produzidas no Brasil são algumas das consequências previstas.

Rambo siliconado
Colocação de próteses de silicone nos seios, lifting no rosto (procedimento que estica a pele), lipoaspiração e plásticas no nariz estão entre as cirurgias plásticas que o Exército dos EUA oferecem de graça para os recrutas e seus familiares, de acordo com a revista The New Yorker. Entre os anos 2000 e 2003, médicos militares realizaram 496 cirurgias de aumento dos seios e 1.361 lipoaspirações em soldados e seus familiares, segundo a publicação americana. O Exército americano afirma que a medida ajuda os médicos a treinarem os procedimentos. “Os cirurgiões plásticos têm de ter alguém para poderem praticar”, disse à revista uma porta-voz das Forças Armadas. Difícil para os soldados deve ser manter a pose em meio ao deserto iraquiano ou nas montanhas do Afeganistão.

Gogó
Candidatos a cargos majoritários adoram dizer que não querem saber de denúncias contra adversários nem entrar em bate-boca, pretendendo apenas debater projetos. Isso vai ser difícil em São Paulo, onde nenhum dos quatro principais candidatos a prefeito elaborou um plano de governo. Por enquanto, fica tudo só na promessa; aliás, o eleitor suspeita que será assim mesmo após quatro anos de mandato.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRisco pequeno
Próximo artigoVerdes na praça

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Governo Bolsonaro não dá a mínima para a indústria

País perde empregos de qualidade e prejudica desenvolvimento.

Taxa sobre exportação de petróleo renderia R$ 38 bi

Imposto aumentaria participação do Estado nos resultados do pré-sal.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.