Hood Robin

87

A Petrobras quer usar dinheiro do Rio para construir o oleoduto ligando os poços produtores de petróleo em Campos, no Norte Fluminense, a refinarias em São Paulo. A acusação é da governadora do Rio, Rosinha Garotinho. A conta é assim: as obras seriam financiadas com recursos das participações especiais na produção de petróleo da Bacia de Campos, os quais, no ano passado, renderam ao estado R$ 1,9 bilhão, quase o dobro do recebido com os royalties. Desse valor, foram destinados aos municípios cerca de R$ 500 milhões. O secretário de Energia e Petróleo, Wagner Victer, completa: “A obra pode ser abatida na participação especial, ou seja, é uma estratégia tributária que iria esvaziar a arrecadação, não só do estado, como dos municípios. Seria um crime contra nossas finanças.” O estado e os municípios fluminenses recebem a participação especial desde 1997.

Santo de casa
Os ferimentos, leves, sofridos no acidente em que se envolveu, domingo, em Tóquio, quando seu veículo se chocou contra uma moto, não foi o principal prejuízo de que foi vítima o presidente mundial da Nissan Motor, o brasileiro Carlos Ghosn. Bem mais grave foram os reflexos do acidente na imagem da empresa. É que o presidente mundial da Nissan dirigia um …Porsche. No fim de janeiro, Ghosn, que manteve o posto na montadora, foi nomeado integrante da mesa diretora da IBM mundial. Só falta seu PC ser da Microsoft.

Árbitros
O advogado Pedro Martins, especialista em mediação e arbitragem, participará do seminário International Arbitration Day, nesta quinta-feira, no Hotel Renaissance, em São Paulo. O evento debaterá a contribuição da América Latina para uma nova cultura de arbitragem.

Rebelião boliviana
Depois de comandar a derrubada do presidente Gonzalo Sánchez, a Central Operária Boliviana (COB) prepara nova greve geral contra o governo Carlos Mesa, que sucedeu a Sánchez. O presidente da COB, Jaime Solares, anunciou que a paralisação deve ser realizada em meados deste mês, em protesto contra as medidas econômicas de Mesa, que, segundo Solares, mantêm e aprofundam a política do presidente deposto: “Não há medidas favoráveis aos trabalhadores, não há atenção às reivindicações da COB, não há melhorias salariais e não há cumprimento das exigências de outubro no sentido de abandonar o neoliberalismo e recuperar e recuperar a propriedade das nossas riquezas”, protestou Solares.

Espaço Publicitáriocnseg

Herança petista
Apesar da onda de boatos e das pressões do setor produtivo sobre a equipe econômica, o economista Maurício Dias David vê o governo amarrado à política econômica: “Lula está atolado na areia movediça e quanto mais se mexe, mais afunda”, disse ele, um crítico da ortodoxia palocciana. David, que integra o Conselho Editorial do MM, descreve o que poderá ser a “herança maldita deixada por Lula”: uma esquerda ferida de morte e uma sociedade caótica, à mercê de políticos oportunistas.

Cedo
O término do horário de verão antes do início do Carnaval trará prejuízos às cidades turísticas, critica o secretário de Energia e Petróleo do Rio de Janeiro, Wagner Victer. Ele avalia que a economia média obtida em 2003/2004 tenha sido de 0,6% – fora os ganhos turísticos. O horário de verão durou 119 e o período vem diminuindo: foram 126 dias em 2002/2003, 132 dias no período anterior e 147 dias em 2000/2001.

Big Brother
Câmeras semelhantes às de Copacabana, que ajudaram a reduzir a criminalidade no bairro mais famoso do país, serão instaladas na Ilha do Governador, informou a governadora do Rio, Rosinha Garotinho, que está em Israel, junto com os secretários Anthony Garotinho, Wagner Victer, Christino Áureo e Tito Ryff.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui