Hospitais que tenham convênios com o poder público podem ser proibidos de manterem recepções e salas de espera diferenciadas para pacientes do SUS, particulares e de convênios com planos de saúde. A determinação é do Projeto de Lei 1.887/20, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), que o Parlamento fluminense aprovou na última quinta-feira, em primeira discussão. A medida ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário.
O Governo do Estado e as prefeituras municipais devem inserir no contrato uma cláusula impeditiva de atendimento diferenciado. O poder público também terá que realizar aditivos, em até um ano da publicação da norma em Diário Oficial, nos contratos atualmente vigentes. As entidades conveniadas também terão prazo de até um ano para promoverem a reestruturação necessária ao atendimento desta norma.
“Muitos hospitais de atendimento particular que mantém convênio com o poder público para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) acabam oferecendo um serviço de forma desigual a estes pacientes, que inclusive, na maioria são direcionados a salas de recepção diferentes. Ocorre que este tipo de situação acaba gerando constrangimento àqueles que dependem deste tipo de consulta”, declarou Bacellar.
Leia também:
Rio bate recorde de abertura de empresas em 2024
Capital concentra maior número de abertura de empresas em 2024, seguida por Niterói, Duque de Caxias e São Gonçalo.
OAB-RJ vai ao CNJ contra aumento das custas judiciais pela Selic
Pedido de Providências foi protocolado nesta quarta e visa a evitar mudança prevista para março
OAB-RJ e Secretaria Estadual de Cultura fazem parcerias
Objetivo é aumentar o acesso da advocacia em manifestações culturais
Zona Norte é a região mais barata para abastecer com gasolina e etanol
Zona Sul apresentou os maiores preços médios para a gasolina, etanol e diesel S-10; dados são da primeira quinzena de janeiro
Empresa no Rio revendia carne estragada das enchentes de maio do RS
Lucro chegou a 1.000%
Cine Travessia exibe filme Hélio Oiticica
Filme aborda aspectos da biografia de Oiticica, como suas aspirações anarquistas, sua temporada em Nova York e seu contato com as drogas.