Há (muitas) vagas

Um convênio firmado, em fevereiro, entre Quebec, no Canadá, e Barcelona, na Espanha, juntou a fome com a vontade de comer. A maior província canadenses necessitará preencher, até 2015, 700 mil vagas. O número é a soma dos 235 mil empregos que gera por ano – tendo uma taxa de desemprego de apenas 4% – e os 465 mil aposentados. Já a província espanhola tem cerca de  600 mil desempregados para uma população de 5,3 milhões de catalães. As vagas oferecidas exigem domínio do francês e elevada qualificação profissional, abrangendo 12 setores, como saúde, engenharia, finanças e construção civil.

Sistêmico ou não
A discussão sobre riscos sistêmicos no setor bancário chegou ao segmento de seguros, em que a pergunta é se pode ocorrer o mesmo. Estudo divulgado pela Geneva Association (“Insurance and Resolution in Light of the Systemic Risk Debate”) mostra que, historicamente, não há registros de risco sistêmico nas operações de seguros. Além disso, a composição dos balanços das seguradoras (reservas, ativos vinculados em moeda local etc.) amortece uma crise, permitindo o ajuste de todo o sistema. Outro ponto é que não existe uma “corrida às seguradoras”, como ocorre no caso dos saques em uma “corrida aos bancos”. A experiência da norte-americana AIG parece corroborar a análise de que decisões administrativas erradas são o que mais danos causa às seguradoras.

Pregão legislativo
Se depender do seu presidente, deputado Paulo Mello (PMDB), a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), mudará de endereço: sairá do Palácio Tiradentes para o prédio da Bolsa do Rio de Janeiro, no qual funcionou o primeiro pregão a negociar ações no Brasil. Imbróglio à vista: quem pagará a desapropriação aos proprietários de vários andares do moderno prédio, entre eles a Bovespa e vários escritórios de advocacia?

Atualizado
Gastronomia, área que vem crescendo na mídia, é o tema do curso expresso de jornalismo que a RioPress Assessoria de Imprensa lança em março. Além do Jornalismo Gastronômico, haverá também o Online e o Cultural. Os cursos vão acontecer dia 31 de março, um sábado, em três horários sucessivos, a partir de 8h. No Rio de Janeiro, serão ministrados pela professora universitária Tatiana Couto, e em São Paulo, por Moacyr Victor Minerbo, Alan Banas e Fábio Pereira. Mais informações em www.assessoriadeimprensa.net

Diabetes
Com a proposta de qualificar e capacitar profissionais de saúde para melhor atendimento de pacientes com diabetes, bem como seus familiares e seus cuidadores, a chefe do Serviço de Endocrinologia do Hospital Copa D”Or, Anna Gabriela Fuks, assumiu a Diretoria Científica da Sociedade Brasileira de Diabetes (Regional Rio de Janeiro) até 2013. Sua proposta é realizar cursos de educação continuada, em atendimento ao paciente diabético, para o Programa de Saúde da Família e para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de todo o estado.

Começo
O deputado Átila Lins (PSD-AM) pediu, em discurso no plenário da Câmara, que se investigue a Amazonas Energia, que conjuga aumentos elevados das contas com serviço de baixa qualidade. Em nota semana passada, esta coluna alertou que a Eletrobras recebeu sérias denúncias sobre suas subsidiárias, mas até agora não se sabe de nenhuma solução.

Artigo anteriorEstudar é caro
Próximo artigoDívidas em dia
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

TCU confirma que União paga R$ 3,8 bi de juros e amortização por dia

Mais de ¼ dos títulos da dívida pública vencem em 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Automação das matrículas acelera com o uso de biometria facial

Cresce procura por soluções tecnológicas de Reconhecimento Ótico de Caracteres para operações como cadastro dos alunos nos sistemas escolares

Mercado ainda digere Fomc e MP da Eletrobras passa no Senado

O Ibovespa fechou em queda de 0,93%, na esteira dos receios globais e das discussões envolvendo a MP.

Relator vota contra autonomia do BC, mas vista adia julgamento no STF

Lewandowski vota por derrubar a lei, sancionada em fevereiro, que dá autonomia ao BC, mas pedido de vista de Barroso interrompe julgamento.

Abbas recebe credenciais de embaixador brasileiro

Diplomata Alessandro Candeas entregou nesta semana suas credenciais ao presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.

Fretes do NE para o Sul têm maior risco de roubo e acidente

Estudo apontou que de 2018 a 2020, que 76% dos sinistros de cargas tiveram origem em acidentes e 24% foram relacionados a roubo.