Há três anos…

Artigo do economista Jose David Langier (“Política microeconômica: estímulo ao emprego”, em 19 de janeiro de 2005) publicado no MM foi citado, nesta quinta, pelo senador Eduardo Suplicy, em debate na Subcomissão de Reforma Tributária do Senado. Suplicy encampou a proposta de cobrança dos encargos previdenciários sobre faturamento menos o gasto com folha de pagamento, classificando a proposta como grande idéia para o país.

“Cansei” argentino
No Governo Allende, caminhoneiros promoviam locautes, afetando a distribuição de alimentos para as cidades. Na sequência, agitadores, mancomunados com o golpe já em marcha, organizavam protestos contra a falta de alimentos e, claro, culpavam o governo. A lembrança vem a propósitto do inexplicável apoio de setores das classes médias e alta argentina ao locaute de ruralistas.
Inexplicável porque os interesses objetivos da grande maioria dos argentinos são antagônicos às reivindicações dos representantes do agronegócio, interessados, tirando proveito da escalada das cotações das commodities agrícolas, em reduzir o abastecimento de alimentos ao mercado interno e/ou aumentar excessivamente os preços praticados em peso.
Se a alta de alimentos contraria os interesses dos segmentos urbanos, a explicação ao apoio desses setores à UDR argentina pode ser buscada em outra fronteira: a da convergência ideológica. Em outras palavras, na versão argentina do “Cansei” tupiniquim, movimento natimorto, mas nem por isso impossibilitado de assessorar seus congêneres do país vizinho. Mas, claro, desde que a chegada a Buenos Aires seja em vôos charters com champanhe francês.

Choque de realidade
A crise da dengue e o bombardeio na mídia obrigaram o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, a abandonar a confortável trincheira virtual que ele ocupa há três anos para enfrentar microfones de rádios e TVs. Mas ele não fez um mea culpa, como seria de esperar diante da evolução da doença na cidade. Preferiu jogar a responsabilidade no colo do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Com mais propriedade falou, no início da semana, o governador Sérgio Cabral. Município, estado e União são igualmente responsáveis e o que menos a população quer, neste momento, é assistir a um “jogo de empurra”.

Emprego
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, faz palestra nesta sexta-feira, às 19h, sobre “Trabalho no Brasil”. O evento será a aula magna de Faculdade de Economia da Mackenzie Rio. A palestra é aberta ao público, mas é preciso fazer a inscrição antes pelo telefone (21) 2169-8200.

Sem competição
O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu o pregão eletrônico realizado pelo Incra para a compra de 482 impressoras no valor total de R$ 2,2 milhões. A licitação teria desqualificado outras empresas baseada em critérios que restringiram a competição. Para o ministro relator, Augusto Sherman, os indícios são razões suficientes para não prosseguir com o edital e anular qualquer contratação. A decisão é mais uma prova de que pregão eletrônico não impede fraudes nem significa, necessariamente, compra por valores mais em conta.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHiperlucros
Próximo artigoTemporários

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Condomínios do Rio podem exigir comprovante de vacinação

É recomendado que tal exigência seja aprovada em assembleia por maioria dos presentes

Agronegócio brasileiro ainda está amadurecendo tecnologicamente

Por Regina Teixeira – Especial para o Monitor Mercantil

Livro traz bastidores de aquisições de startups por grandes empresas

Livro: 'Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup'

Plano de assinatura garante um smartphone novo todo ano

A parceria une o propósito da Samsung de trazer inovação a cada lançamento - desta vez oferecendo sua terceira geração de smartphones - e...

WhatsApp testa funcionalidade de indicação de negócios em SP

Por enquanto só São Paulo terá esse recurso