Humanidade, ascensão da Ásia e a empresa tradicional

A McKinsey perguntou a alguns dos maiores presidentes de empresas do mundo quais livros os têm atraído. O brasileiro Fabio Schvartsman,...

A McKinsey perguntou a alguns dos maiores presidentes de empresas do mundo quais livros os têm atraído. O brasileiro Fabio Schvartsman, da Vale, divide com Jamie Dimon, do JPMorgan Chase, a preferência por Sapiens: A Brief History of Humankind, de Yuval Noah Harari (Harper, 2015). Schvartsman ainda tem na cabeceira Shoe Dog: A Memoir by the Creator of Nike, de Phil Knight (Scribner, 2016) e Sigmund Freud en son temps et dans le nôtre, de Élisabeth Roudinesco (Seuil, 2014)

Dominic Barton, da própria McKinsey & Company, também elegeu três livros de não-ficção: The Inevitable: Understanding the 12 Technological Forces That Will Shape Our Future, de Kevin Kelly (Viking, 2016); Easternization: Asia’s Rise and America’s Decline from Obama to Trump and Beyond, de Gideon Rachman (Other Press, April 2017) e Homo Deus: A Brief History of Tomorrow, de Yuval Noah Harari (Harper, February 2017).

Interessantes são as escolhas de Drew Houston, do Dropbox, um representante da nova tecnologia: Sam Walton: Made in America (Bantam, 1993), em que o fundador da Wal-Mart conta sua visão do mundo dos negócios; e The Distracted Mind: Ancient Brains in a High-Tech World, de Adam Gazzaley and Larry D. Rosen (MIT Press)

 

Melhores do Rio

Numa iniciativa da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, será realizado o concurso Melhores da Gastronomia do Rio. “Nosso objetivo é mostrar o Rio como um centro gastronômico de excelência, com seus melhores estabelecimentos”,destaca Bayard Boiteux,vice-presidente da Associação. “Escolhemos um júri formado por 80 pessoas das mais diversas áreas de conhecimento para que a escolha final reflita um conceito plural”,conclui. As escolhas serão feitas pelos jurados de 15 de agosto a 15 de setembro.

Entre as categorias estão melhor pastel, sobremesa, francês, comida de boteco, feijoada, chope, caipirinha, japonês, italiano, para citar apenas algumas. O melhor em cada uma das 20 categorias receberá um certificado e um prato de Melhores do Ano.

O júri é presidido por Claudio Castro, presidente da Associação, e inclui, entre outros, Ana Botafogo, Liliana Rodriguez, Anna Maria Ramalho, Rosangela Paola e Gustavo Delesderrier. A entrega está prevista para o 27 de novembro.

 

Além da espuma

Se eu fosse começar um negócio hoje, seria no ramo da tecnologia. Sou fascinado por tecnologia, apesar de não me considerar preparado. Da mesma maneira que entrei no mercado financeiro porque vi oportunidade de inovar, hoje em dia vejo as novidades pelo Vale do Silício e ia tentar alguma coisa nessa área. No Brasil temos um atraso tecnológico e uma grande demanda. Acredito que eu buscaria um nicho para crescer, porque o Brasil tem muito espaço para crescer”. Afirmação de Jorge Paulo Lemann, o mais rico do Brasil e 24º do mundo.

 

Rápidas

O Instituto Justiça e Cidadania, em parceria com Emerj, Amaerj e OAB/RJ, realizará no dia 31, das 8h às 13h, a segunda etapa do seminário “A Incorporação Imobiliária na Perspectiva do Poder Judiciário”, no auditório da Emerj (Av. Erasmo Braga, 115/ 4º andar, dentro do TJRJ, no Centro do Rio). A coordenação científica é do ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, que participará da abertura ao lado dos desembargadores Milton Fernandes, presidente do TJRJ, e Ricardo Cardozo, diretor-geral da Emerj. Inscrições gratuitas: http://eventos.institutojc.com.br *** A Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) realiza dia 17, em sua sede (Rua Álvares Penteado, 151, Centro, São Paulo-SP), às 19h, o curso “Desafios e Perspectivas da Advocacia”. Inscrições: www.aasp.org.br/educacional/cursos/ *** O 43º Conarh começa nesta terça-feira e vai até sexta, no São Paulo Expo *** O Family Geek Brasil fica no Carioca Shopping até 31 de agosto, com quadrinhos, games e outros itens de agrado dos nerds *** O Ministério do Turismo realiza nesta terça-feira, em Brasília, o seminário “A importância dos parques temáticos para o turismo”. O evento contará com a presença do ministro Marx Beltrão e do vice-presidente mundial da Disney, Greg Hale *** O GEN Educação traz ao São Paulo, em 31 de agosto, a primeira edição do FlipCon Brasil, congresso mundial sobre sala de aula invertida ou flipped learning. A proposta é o estudo de conteúdos básicos antes das aulas, a partir de recursos como vídeos e games; em sala, o professor aprofunda o aprendizado com exercícios, estudos de caso e conteúdos complementares. Inscrições: https://cdu.universia.net/event/sao-paulo-agosto-31/

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

A cabeça do dragão

Por Gustavo Miotti.

Portugueses pedem extensão das moratórias bancárias

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está pleiteando a prorrogação das moratórias bancárias até 31 de março de 2022”. O...

China libera reservas de metais não ferrosos para reduzir custos

A China disse que continuará a liberar suas reservas estatais de cobre, alumínio e zinco para garantir preços estáveis para as commodities e aliviar...