Humanização e confiança do público-alvo: Marketing de influência deve aumentar e seguir forte em 2024

Pesquisa recente mostra que 68% das marcas anunciantes pretendem aumentar seus investimentos em marketing de influência neste ano.

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Marketing digital. Foto: divulgação
Marketing digital. Foto: divulgação

O mercado de marketing é um segmento em que a mudança é uma constante, tendo em vista as necessidades contínuas de adaptação da área para a compreensão do mundo digital e a entrega de bons resultados. Diante disso, o marketing de influência, um dos principais elementos do setor, segue crescendo e deve se fortalecer ainda mais neste ano, de acordo com um levantamento recente da empresa Influency.me e divulgado no portal Meio e Mensagem.

De acordo com a pesquisa, que levou em consideração mais de 300 respondentes entre influenciadores, agências, assessores e marcas, 68% dos anunciantes consultados pretendem aumentar seus investimentos no marketing de influência, contra 29% que devem manter a quantia e apenas 3% de companhias que devem diminuir. Entre os principais motivos que justificam o fortalecimento dessa estratégia estão a possibilidade de humanização das marcas e a confiança do público-alvo. O levantamento também ilustra que há uma maior frequência na contratação de influenciadores que têm entre 10 mil e 500 mil seguidores.

Por definição, o marketing de influência é caracterizado como uma estratégia concentrada em utilizar indivíduos influentes em determinado segmento do meio digital para a promoção de produtos, serviços ou marcas. Ou seja, essas pessoas com influência são capazes de ditar comportamentos e afetar a decisão de compra dos consumidores que as seguem. Tudo isso por meio de recomendações, análises de um produto ou até mesmo exposição de algum serviço em uma postagem nas redes sociais, por exemplo. De forma geral, o intuito do marketing de influência é aproveitar a credibilidade e confiança que os indivíduos com seguidores têm em um meio para aumentar o conhecimento e apreço de uma marca com um determinado público.

O marketing de influência tem a capacidade de humanizar uma marca e aproximá-la das pessoas, por isso, a estratégia é tão bem-sucedida e frequentemente utilizada pelas mais diferentes empresas. Além disso, a confiança exercida pelo influenciador sobre o público-alvo buscado pela empresa anunciante faz com que a estratégia do marketing de influência seja tão sólida. O engajamento que as redes sociais permitem é uma chave importante da estratégia, claro, visto que ele servirá de métrica dentro de todo o planejamento. E engajamento não se resume a número de seguidores e visualizações, mas sim na interação das pessoas com a ação. É por isso que pequenos e médios influenciadores ganham cada vez mais espaço ao entregar um retorno de interação relevante e atingir um público mais específico.

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É necessário destacar também que as marcas devem selecionar bem os influenciadores para que a estratégia funcione da melhor maneira. É fundamental que eles estejam alinhados com os valores do anunciante e com o público-alvo da companhia. Isso garante que a mensagem transmitida seja verdadeira e relevante para os seguidores do influenciador. Com métricas definidas corretamente e uma campanha bem elaborada, uma empresa tem bastante potencial para alcançar seus objetivos e fazer do marketing de influência uma ferramenta fundamental para a conversão de clientes. E tudo isso tende a continuar crescendo cada vez mais.

Camilla Cruz é Formada em Design de Moda, e especializada em marketing nos E.U.A. Especialista em Marketing Digital para o varejo e atacado de moda e CEO da Agência Trends em São Paulo e Florianópolis.

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