O número de patentes efetivas de invenção de inteligência artificial (IA) na China chegou a 378 mil no final de 2023, representando uma taxa de crescimento anual de mais de 40%, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo principal regulador de propriedade intelectual do país. “A taxa de crescimento na China é 1,4 vez maior do que a média global”, informou a Administração Nacional da Propriedade Intelectual da China (CNIPA, em inglês) em uma coletiva de imprensa, em Pequim.
O setor de IA exemplifica a robusta vitalidade de inovação da economia digital da China. As principais indústrias da economia digital contribuíram com 10% do PIB no ano passado. Em 2023, o número de patentes de invenção aprovadas nas principais indústrias da economia digital da China chegou a 406 mil, representando 45% do número total de patentes de invenção concedidas no país.
Além disso, a taxa média de crescimento anual nos últimos cinco anos foi de 21%, disse Ge Shu, funcionário sênior da CNIPA, observando que as inovações tecnológicas estão prosperando no campo da economia digital.
Ele acrescentou que, ao todo, 155 mil empresas nacionais haviam obtido patentes de invenção relacionadas à economia digital no final de 2023, um aumento de 31 mil em comparação ao ano anterior.
Segundo a Agência Xinhua, as empresas estrangeiras também estão fortalecendo seus portfólios de patentes nas principais indústrias da economia digital da China. De acordo com Ge, até o final do ano passado, um total de 93 países (regiões) detinham patentes de invenção válidas nessas indústrias na China, sendo que o setor de fabricação de produtos digitais respondia por 61,8%.