Adquirir um carro em leilão tem como principal vantagem o preço, já que o veículo pode ser comprado por até 30% abaixo da Tabela Fipe. No entanto, é necessário estar atento a outros aspectos, como os danos e o estado de conservação do carro. Para atender a essa demanda, a Infocar, especializada em soluções tecnológicas e de dados para avaliação de veículos, desenvolveu o IAuto Danos, uma inteligência artificial que identifica e classifica os danos no veículo, fornecendo informações detalhadas sobre seu estado, o que possibilita transações seguras e baseadas em dados confiáveis.
“Essa foi uma Inteligência Artificial desenvolvida internamente para identificar e classificar os danos em cada parte do veículo, categorizando-os por cor e porcentagem, tudo de forma rápida e precisa. As cores indicam o grau do dano: o amarelo representa danos leves, o laranja danos médios e o vermelho danos graves. A porcentagem do dano varia de 0 a 100%”, explica Sergio Gabriel Souza, diretor de tecnologia e produtos da Infocar.
Um dos maiores desafios do setor de leilões automotivos é a ausência de fotos dos carros nos pátios, devido à proteção de propriedade intelectual dos leiloeiros. Sergio Gabriel Souza destaca que a solução foi criada justamente para resolver essa questão, além de oferecer um avanço sobre outras ferramentas de identificação de danos já utilizadas pelo mercado.
“A ferramenta pode ser vista como uma evolução do Score de Leilão, a principal ferramenta de avaliação de danos atualmente usada no mercado de veículos de leilão. Enquanto o Score de Leilão fornece uma visão geral sobre os danos aparentes, o IAuto Danos realiza uma análise mais detalhada”, complementa.
A tecnologia oferece: Avaliação Rápida e Precisa: A solução analisa automaticamente fotos dos veículos, identificando rapidamente a gravidade dos danos e otimizando o tempo de avaliação; e Transparência: Com relatórios detalhados, todas as partes envolvidas na transação têm acesso a informações claras sobre o estado real do veículo, garantindo uma negociação segura e informada, baseada em dados concretos.
Viviane Natalia, diretora operacional e comercial da Infocar, ressalta: “Nos comprometemos a trazer inovação e soluções eficazes para o mercado automotivo. O IAuto Danos é mais um exemplo de como a tecnologia pode transformar os processos. Com essa ferramenta, reafirmamos nosso compromisso com a modernização e segurança do mercado automotivo brasileiro, oferecendo aos seus clientes uma solução poderosa para a avaliação de veículos, ideal para quem busca eficiência e precisão nas transações.”
Leia também:
Golpes digitais cresceram 45% em um ano
Fraudes em contas bancárias lideram a lista de crimes; Estado de São Paulo registrou mais de 292 mil tentativas em outubro
‘Fim da checagem de fatos da Meta preocupa anunciantes’
Especialista alerta para o X, que perdeu 50% da receita com publicidade; estudo revela que só um terço dos influenciadores verificam informações antes de compartilhá-las
Meta tem 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro
Normas da empresa que permitem preconceitos são publicadas em português
MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram
Escritório da empresa no Brasil tem 30 dias para se manifestar; para futuro ministro da Secom, mudanças nas redes sociais prejudicam a democracia
Brasil teve uma tentativa de fraude a cada 2,5 segundos em setembro
Sudeste registrou mais de 495 mil tentativas em setembro: São Paulo foi a UF com o maior volume da região e o Espírito Santo, a menor quantidade
E-commerce: setores de luxo, beleza e moda são os mais visados por fraudadores
Em outubro, 58,1% das tentativas de fraudes evitadas tinham inconsistências cadastrais, segundo a Serasa Experian