IBC-Br avançou em julho, acima das expectativas

234
Felipe Sichel (Foto: Divulgação)
Felipe Sichel (Foto: Divulgação)

O IBC-Br avançou 0,60% no mês de julho, acima das nossas expectativas de 0,23% e da mediana do mercado de 0,35%.

Olhando para frente, projetamos um crescimento de 0,8% QoQ para o PIB no terceiro trimestre de 2021.

Comparado ao mesmo mês do ano anterior, avanço de 5,53% (contra 4,65% modal+ e 5% mediana do mercado). Note-se revisões nos números anteriores, que retiram poder informativo da surpresa vis-à-vis as expectativas.

Em termos de atividade medida pelo IBGE ao longo de julho, o resultado do IBC-Br foi puxado pelo crescimento das vendas do varejo e do setor de serviços, visto que produção industrial caiu no período. Para frente, esperamos mais crescimento da atividade econômica com a retomada, principalmente, dos serviços às famílias. Ponderamos que o cenário para a indústria continua incerto dado as dificuldades na cadeia de produção e o aumento do preço dos insumos.

Espaço Publicitáriocnseg

Destacamos ainda as constantes revisões que o IBC-Br vem sofrendo, motivadas, provavelmente, pela dificuldade em se tratar os dados considerando o efeito Covid do ano anterior e a recuperação em 2021. Desta forma, o crescimento do mês de junho foi revisado de alta de 1,14% para 0,92%. O nível da série encontrava-se em 140,58 e agora, pós revisões e crescimento de 0,6% em julho, encontra-se em 140,52.

A atividade medida pelo BC encontra-se 0,98% acima do nível de fevereiro de 2020. Olhando para frente, projetamos um crescimento de 0,8% QoQ para o PIB no terceiro trimestre de 2021.

.

Felipe Sichel

Estrategista-chefe do Banco Digital Modalmais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui