IBGE cancela seleção para o Censo de 2022

445
Coleta de dados para o Censo (Foto: IBGE/divulgação)
Coleta de dados para o Censo (Foto: IBGE/divulgação)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta segunda-feira o cancelamento do processo seletivo para a contratação de recenseadores e agentes censitários para o Censo Demográfico de 2022.

Em comunicado, o IBGE disse que o contrato com o Cebraspe, empresa responsável pela organização do processo, tem data de vencimento nesta segunda e não será prorrogado. Com isso, “o processo para as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor, que estava suspenso, passará à condição de cancelado”, informou o instituto.

O processo seletivo previa a contratação de mais de 200 mil profissionais e havia sido suspenso em abril deste ano. O órgão reforça que vai divulgar em seus canais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas e que busca uma nova empresa para organizar a seleção.

Depois de uma batalha judicial, ficou estabelecido que, para 2022, o governo vai reservar cerca de R$ 2,3 bilhões para a realização da pesquisa. Em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o governo de Jair Bolsonaro fique obrigado a tomar as medidas necessárias para realizar o Censo no ano que vem. Por lei, a pesquisa deve ser realizada a cada dez anos. A última ocorreu em 2010. No ano passado, a pesquisa não foi executada devido à pandemia.

Espaço Publicitáriocnseg

Leia também:

IGP-10 cai 0,31% em outubro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui