26 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Ibope

O Governo FH é reprovado por 72% dos moradores de Caxias, na Baixada Fluminense. O resultado consta da última pesquisa do Ibope sobre o desempenho do presidente, do governador e dos prefeitos nas 20 principais cidades do Estados do Rio. Apenas 19% apoiam o Governo FH em Caxias, enquanto 9% não souberam responder a essa questão.
Ibope II
Também em Caxias, o governador Anthony Garotinho teria o apoio de 83% contra a desaprovação de 6%, enquanto 11% não souberam avaliar seu governo. Já o prefeito de Caxias, José Camilo Zito seria aprovado por 95%, desaprovado por 3%, contra 2% que disseram não saber responder a essa pergunta.

Bandeira
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) não quer deixar a bandeira da erradicação da pobreza nas mãos de ACM. O senador gaúcho quer garantir recursos para o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, através da vinculação de 6% do montante obtido com a Desvinculação de Receitas da União (DRU). Segundo Simon, “não devemos perder a oportunidade de assegurar um volume razoável de recursos a tão relevante finalidade social “. A emenda constitucional apresentada sexta-feira por Simon teve o apoio de outros 27 senadores e será votada na próxima reunião da CCJ. Com a iniciativa o fundo seria reforçado com mais R$ 3 bilhões.

Mudança
Dois secretários do Governo Garotinho correm o risco de perder seus cargos ainda esta semana que começa. A atuação de ambos não está agradando o Palácio Guanabara.

Heil
Sem informações sobre um suposto atentado a um dos prédios de Wall Street – centro do mercado de capitais dos EUA -, a polícia de Nova York tinha como suspeito da autoria da explosão um desconhecido descrito como “negro claro” ou “latino escuro”. Certo, mesmo, é o viés racista dos cops e sua política de “tolerância zero”.

Turbulência
Os funcionários da Vasp realizam assembléia nesta segunda-feira em todo o país para decidir formas de garantir seus empregos. Em reunião com aeroviários e aeronautas, o presidente da Vasp, Wagner Canhedo, teria anunciado que vai realizar demissões em massa ainda este mês, reduzindo drasticamente o número de funcionários. Só a devolução de quatro aviões MD-11 deve resultar em perda de cerca de 500 empregos, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos. A empresa também deve suspender o número de vôos internacionais, o que acarretará mais demissões.

Faltou combinar
A reação do ministro Pedro Malan às declarações de um burocrata do segundo escalão do FMI, longe de uma afirmação rara de soberania, soou como reafirmação acabrunhada de uma subserviência recorrente. De fato, declarar independência diante do Fundo e seguir diligente e integralmente suas determinações lembra a antiga piada do sujeito que deu duas horas ao amante da mulher para se retirar da sua cama e saiu proclamando sua bravura aos vizinhos.  

Proteção
Numa autocrítica atrasada do Proer, o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, disse que os bancos brasileiros são fortes e não precisam de proteção. A afirmação de Fraga foi dada ao ser questionado sobre a privatização do Banespa. “Nosso sistema financeiro vai muito bem, obrigado, e deve continuar assim. Os bancos são fortes e não precisam de proteção, quem precisa de proteção é o consumidor e o produtor”, disse. Nesse caso, seria melhor deixar o banco estatal. Levantamento da Associação dos Executivos de Finanças (Anefac) mostra que o correntista de um banco estrangeiro tem um custo médio mensal na utilização de serviços 22% maior do que o cobrado pelos bancos estatais.

Artigo anteriorInterditado
Próximo artigoVisão estreita
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.