Ibope

O Governo FH é reprovado por 72% dos moradores de Caxias, na Baixada Fluminense. O resultado consta da última pesquisa do Ibope sobre o desempenho do presidente, do governador e dos prefeitos nas 20 principais cidades do Estados do Rio. Apenas 19% apoiam o Governo FH em Caxias, enquanto 9% não souberam responder a essa questão.
Ibope II
Também em Caxias, o governador Anthony Garotinho teria o apoio de 83% contra a desaprovação de 6%, enquanto 11% não souberam avaliar seu governo. Já o prefeito de Caxias, José Camilo Zito seria aprovado por 95%, desaprovado por 3%, contra 2% que disseram não saber responder a essa pergunta.

Bandeira
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) não quer deixar a bandeira da erradicação da pobreza nas mãos de ACM. O senador gaúcho quer garantir recursos para o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, através da vinculação de 6% do montante obtido com a Desvinculação de Receitas da União (DRU). Segundo Simon, “não devemos perder a oportunidade de assegurar um volume razoável de recursos a tão relevante finalidade social “. A emenda constitucional apresentada sexta-feira por Simon teve o apoio de outros 27 senadores e será votada na próxima reunião da CCJ. Com a iniciativa o fundo seria reforçado com mais R$ 3 bilhões.

Mudança
Dois secretários do Governo Garotinho correm o risco de perder seus cargos ainda esta semana que começa. A atuação de ambos não está agradando o Palácio Guanabara.

Heil
Sem informações sobre um suposto atentado a um dos prédios de Wall Street – centro do mercado de capitais dos EUA -, a polícia de Nova York tinha como suspeito da autoria da explosão um desconhecido descrito como “negro claro” ou “latino escuro”. Certo, mesmo, é o viés racista dos cops e sua política de “tolerância zero”.

Turbulência
Os funcionários da Vasp realizam assembléia nesta segunda-feira em todo o país para decidir formas de garantir seus empregos. Em reunião com aeroviários e aeronautas, o presidente da Vasp, Wagner Canhedo, teria anunciado que vai realizar demissões em massa ainda este mês, reduzindo drasticamente o número de funcionários. Só a devolução de quatro aviões MD-11 deve resultar em perda de cerca de 500 empregos, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos. A empresa também deve suspender o número de vôos internacionais, o que acarretará mais demissões.

Faltou combinar
A reação do ministro Pedro Malan às declarações de um burocrata do segundo escalão do FMI, longe de uma afirmação rara de soberania, soou como reafirmação acabrunhada de uma subserviência recorrente. De fato, declarar independência diante do Fundo e seguir diligente e integralmente suas determinações lembra a antiga piada do sujeito que deu duas horas ao amante da mulher para se retirar da sua cama e saiu proclamando sua bravura aos vizinhos.  

Proteção
Numa autocrítica atrasada do Proer, o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, disse que os bancos brasileiros são fortes e não precisam de proteção. A afirmação de Fraga foi dada ao ser questionado sobre a privatização do Banespa. “Nosso sistema financeiro vai muito bem, obrigado, e deve continuar assim. Os bancos são fortes e não precisam de proteção, quem precisa de proteção é o consumidor e o produtor”, disse. Nesse caso, seria melhor deixar o banco estatal. Levantamento da Associação dos Executivos de Finanças (Anefac) mostra que o correntista de um banco estrangeiro tem um custo médio mensal na utilização de serviços 22% maior do que o cobrado pelos bancos estatais.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorInterditado
Próximo artigoVisão estreita

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Governo Bolsonaro não dá a mínima para a indústria

País perde empregos de qualidade e prejudica desenvolvimento.

Taxa sobre exportação de petróleo renderia R$ 38 bi

Imposto aumentaria participação do Estado nos resultados do pré-sal.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.