(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%, aos 104.466 pontos. Foi o melhor desempenho em um pregão do ano, superando a variação intradiária de 7 de janeiro, quando o principal índice da B3 fechou em alta de 2,76%.
“Ainda acho que não dá para falar em rali de fim de ano, mas a sequência do melhor pregão do ano e a continuidade nesta sexta-feira já dá um respiro para o investidor, tão machucado nestes últimos cinco meses”, comentou o economista Alexsandro Nishimura, head de conteúdo e sócio da BRA, sobre o panorama desta sexta-feira.
Segundo ele, o avanço da resolução à bagunça fiscal – ainda que ruim, mas que dá números para os economistas trabalharem – foi o trigger que permitiu o início de uma recuperação nos mercados locais. “Claro que o mercado ainda está envolto de outros riscos que nos levaram à situação atual, mas esses parecem ter sido colocados momentaneamente de lado, até pelo fato de que alguns deles não deverão ter mudanças significativas nas próximas semanas.”
Para o economista, o eleitor não deve pensar nas eleições neste fim de ano, ainda não há resposta sobre o real impacto da Ômicron e nem a economia local vai decolar. Então, o mercado parece decidir olhar para o que para caminhar, que é a questão fiscal com a PEC dos Precatórios”,
Nishimura explicou que o Ibovespa se sustentou no campo positivo, mas desacelerou com a menor força das bolsas norte-americanas. Já a produção industrial no terceiro trimestre reforçou a visão de que o Banco Central tem menos espaço para acelerar o aperto monetário devido aos constantes sinais de fraqueza da atividade econômica.
Ações
Segundo o economista, o grande destaque entre as ações foi a forte valorização das ações da Méliuz, que reagiram ao recorde histórico de GMV gerado em um único mês, somando R$ 923 milhões em novembro de 2021, aumento de 87% contra o mesmo período do ano anterior.
Ele acrescentou que o dia foi de importantes divulgações de indicadores econômicos no exterior. Destaque, claro, para o Payroll. O relatório de empregos norte-americano mostrou geração bem abaixo do esperado, 210 mil novas vagas em novembro, contra consenso de 550 mil e 531 mil em outubro.
“Grande parte dos executivos das maiores empresas têm comentado que o cenário segue desafiador em termos de salários cada vez mais competitivos para contratar. Por outro lado, a taxa de desemprego caiu de 4,6% para 4,2%. Tais dados sugerem que o mercado de trabalho segue apertado, embora haja um progresso pior no retorno da folha de pagamento ao nível anterior à pandemia”, disse.