Ibovespa segue oscilando, mesmo quando marca alta

262
Bolsa de Valores (Foto: divulgação)
Bolsa de Valores (Foto: divulgação)

A bolsa brasileira seguiu em caminho oposto a norte-americano nesta terça-feira. Mas desta vez em um “bom sentido”, com o Ibovespa fechando em alta, mesmo que um pouco distante da máxima intradiária, enquanto os índices de Wall Street não tiveram força para manter a sucessão de recordes que vem sendo uma constante. A análise é do economista Alexsandro Nishimura, head de conteúdo e sócio da BRA, escritório credenciado da XP Investimentos.
Segundo o economista, mesmo com a alta, o Ibovespa permanece oscilando em uma estreita faixa desde o último pregão de novembro e que reflete o momento de aversão ao risco dos investidores. “Assim o mercado defende um importante suporte técnico dado pelos analistas, nos 103 mil pontos, mas realiza lucros tão logo o índice retorna para o topo dessa faixa, nos 106 mil pontos”.
Nishimura diz que o cenário político continua gerando incertezas e remove o apetite por posições mais direcionais dos investidores, que aguardam uma solução para o enquadramento do Orçamento e/ou uma saída para o pagamento do Auxílio Brasil. “O holofote permanece em Brasília, onde desde a manhã (desta terça-feira) a Câmara dos Deputados segue limpando a pauta com os destaques da PEC dos Precatórios, para então seguir para a votação em segundo turno do texto. A percepção dos agentes do mercado foi positiva, com otimismo de que o governo conseguirá o apoio necessário para aprovação”, analisou.

Cenário micro

Se o cenário político/macroeconômico não colabora, o micro trouxe a fundamentação para algumas das principais altas do dia. “A Petz foi um dos destaques, após mostrar avanço no lucro líquido do 3º trimestre, além de apontar sua expectativa de abertura de 50 lojas até o final de 2022 e da aquisição da maior franquia de adestramento em domicílio da América Latina, a Cão Cidadão”, relatou. Segundo analistas, a aquisição foi positiva e contribui para a busca da meta da empresa de tornar-se um ecossistema pet completo até 2025.
Segundo Nishimura, a temporada de balanços também ajudou a fazer preço, com números considerados positivos induzindo alguns players do mercado a referendar suas recomendações. Foi o caso do Banco do Brasil, que apresentou lucro líquido de R$ 5,1 bilhões no terceiro trimestre, 48% acima de igual período de 2020, além de aumentar seu guidance para o ano, tanto para o lucro quanto para a margem financeira bruta.
Houve um movimento de queda dos juros no Brasil, o que beneficiou algumas ações dos setores que vinham sofrendo recentemente, casos do varejo (MGLU3 +10,3% / AMER3 +8,5%) e construção (EZTC3 +7,8% / MRVE3 +6,0%).

Leia também:

Escândalo da PEC 23 faz Bolsa fechar no menor nível em um ano

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui