Ibovespa sobe com notícias positivas vindas dos EUA

O Ibovespa encerrou a segunda-feira em alta, ultrapassando 105.000 pontos na máxima. Alta teve o estímulo da vitória de Joe Biden para a presidência dos Estados Unidos e o anúncio da Pfizer/BioNTech de que sua candidata, a vacina contra o coronavírus, mostrou-se 90% eficaz em estudos preliminares.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 2,57%, a 103.515,16 pontos. No melhor momento, chegou a 105.146,56 pontos, renovando máxima intradia desde julho. O volume financeiro na bolsa somava R$ 46,6 bilhões

“O mercado começou a semana otimista com a confirmação de Biden como presidente e ganhou mais euforia com o estudo que apontou 90% de eficácia da vacina da Pfizer contra a Covid-19. As bolsas dispararam pelo mundo todo, não só no Brasil. Trata-se de um movimento global de otimismo. Investidores estão assumindo mais riscos em suas carteiras por causa da confirmação da eleição democrata. As eleições foram decididas com mais votos que o necessário, evitando uma judicialização com possível recontagem de votos. Esses fatores trazem alívio para os mercados”, comenta Rossano Oltramari, estrategista e sócio da 051 Capital, gestora especializada em alocação de recursos e planejamento patrimonial.

Rossano diz que a expectativa é de que os últimos dois meses de 2020 sejam bem positivos. “A bolsa pode chegar a 120 mil pontos ainda este ano, vamos ter fim de ano positivo com bolsa para cima e câmbio para baixo. Os investidores estão mais otimistas e aumentando os riscos”, ressaltou.

João Beck, economista e sócio da BRA, escritório credenciado da XP Investimentos, comentou à reportagem do MONITOR MERCANTIL sobre a alta do Ibovespa nesta segunda-feira.

O que representa esta alta do Ibovespa?

– Mercados iniciaram um rally depois que Pfizer e BioNTech anunciaram resultados acima do esperado num estudo para a vacina da Covid. A notícia pegou mercados de “guarda baixa” ainda fazendo as contas do prejuízo de uma segunda onda na Europa e nos Estados Unidos e também pelos recentes lockdowns anunciados na Europa.

A prova disso é que as ações mais impactadas ao longo do ano pandêmico como aviação, turismo e shoppings lideram a alta desta segunda-feira.

Por que o dólar caiu no começo do dia?

A redução de incertezas na economia americana combinada a uma alta das commodities é favorável aos países emergentes e especialmente ao Brasil com a alta das commodities.

A recusa de Trump em aceitar a derrota pode provocar mais volatilidade nesta semana? Ou o cenário está mais calmo com uma vitória mais segura de Biden?

– Alguns contratos de derivativos (que podem ser considerados como seguros para a bolsa) ainda negociavam com prêmio na semana passada, o que mostrava que o mercado ainda se protegia de um litígio eleitoral.

Com algumas sinalizações de pessoas chaves do partido republicano de que a aceitação de Trump seria uma questão de tempo, além das recentes derrotas de processos judiciais no tribunal eleitoral, diminui o risco de uma indefinição política.

Quais fatos devem ficar no radar do investidor nos próximos dias?

– O investidor brasileiro desviou as atenções para a eleição americana como abstração temporária do que realmente continua sendo crucial para o Brasil que é o debate de curto prazo do teto, de curto, de médio prazo das reformas e de longo prazo do crescimento e da geração de emprego.

Artigos Relacionados

Oferta secundária das debêntures da Vale já tem preço

A Vale informou ao mercado nesta terça-feira que recebeu comunicado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre precificação da oferta secundária...

Empréstimo de R$ 370 milhões para indústria açucareira em SP

Recursos serão aplicados na modernização e aquisição de materiais para processo de cultivo O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiará a modernização...

Mudanças no câmbio abrem caminho para o Pix internacional

Propostas da Consulta pública são os primeiros passos para colocar em prática o sistema de transferências instantâneas com o exterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Rádios FM poderão antecipar aumento de potência e área de cobertura

Antes, emissoras só podiam solicitar mudança a cada dois anos e de forma gradual.

Mudanças no câmbio abrem caminho para o Pix internacional

Propostas da Consulta pública são os primeiros passos para colocar em prática o sistema de transferências instantâneas com o exterior.

Taxa de empréstimo pessoal tem pequena alta em abril

Segundo o Procon-SP, a taxa média de empréstimo pessoal foi de 6,1% ao mês.

Mercados com poucas oscilações

PEC fura-teto preocupa.

Por preços de combustíveis, IPCA deve desacelerar

Por outro lado, os preços dos serviços devem continuar em patamares baixos, influenciados pelas medidas de restrição e pelas fracas condições do mercado de trabalho.