26.4 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, janeiro 18, 2021

Identidade

Ao saudar o ingresso da família Bolsonaro no PFL do Rio, o prefeito César Maia, disse compartilhar com o chefe do clã, deputado federal Jair Bolsonaro, “duas características  importantes  que coincidem com o que faço e penso”:  “A primeira é a defesa do  Estado, como instituição soberana, fundamental para o desenvolvimento da ordem e do progresso. A segunda é a defesa do direito dos servidores  públicos. Tenho certeza de que a bancada do PFL poderá contar com um grande  reforço na defesa destes dois vetores, que são convergentes com os  ideais do partido.”
Cesar não se posicionou, porém, sobre outro polêmico ponto recorrentemente defendido por Bolsonaro: os ataques à democracia, que já incluíram a proposta de fechamento do Congresso Nacional. Para um partido que se pretende com roupagem, digamos, mais moderna, como o PFL, é imprescindível que seu nome de maior visibilidade se manifeste sobre essa característica importante do seu nome filiado

A natureza agradece
Sacos plásticos de lixo biodegradável chegarão em breve a lojas e supermercados brasileiros. O produto, lançado pela Dover após pesquisa com as tecnologias empregadas em outros países, leva cerca de 60 dias para ser decomposto – normalmente o plástico leva cerca de 100 anos para ser degradado. O processo de oxidação do produto é estimulado por fatores (gatilhos) como exposição ao calor, à luz solar e à tensão mecânica (manipulação) que desencadeiam a oxidação e a degradação do plástico – pela ação de microorganismos – em dióxido de carbono, água, húmus e sais minerais. Segundo a empresa, os aditivos usados não alteram as características do saco de lixo e não prejudicam a saúde do consumidor.

171 eletrônico
Caçadores de bons negócios na Internet serão prováveis vítimas de falcatruas neste fim de ano ao responderem a ofertas provindas de lixo eletrônico que parecem muito boas para serem verdade, alertam a Business Software Alliance (BSA) e o Council of Better Business Bureaus (CBBB). Pesquisa realizada pela Forrester Data para as duas organizações, ouvindo 1 mil usuários de Internet em seis países (Estados Unidos, Brasil, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido), mostra que os softwares estão em primeiro lugar na lista dos itens mais consumidos através de spams, as mensagens não solicitadas.
Os brasileiros são os que mais lêem tais e-mails e os menos preocupados com a segurança ao responderem aos spams. De acordo com o estudo, embora mais de 90% dos usuários de Internet norte-americanos recebam uma grande variedade de spam, só lêem um quinto deles; cerca de 21% dos consumidores admitem que já compraram software por spam; roupas e jóias atingem mais de 22%.

Sujeira
O Brasil produz 68,5 milhões de toneladas de entulho de construção e demolição anualmente, segundo o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, que salienta que parcela considerável daquele total é despejada em áreas públicas, provocando danos ambientais, como assoreamento de rios, entupimentos de bueiros e degradação de áreas urbanas.
Para conter esse processo, o Cetem desenvolve projeto para criar normas técnicas para implantar usinas de reciclagem dos resíduos da construção civil e demolição. Coordenado pelo pesquisador Salvador Luilz Matos Almedia, o projeto visa a obter produtos de melhor qualidade, que barateiem os custos da habitação popular e obras públicas e cujos efeitos reflitam na preservação do meio ambiente.

Macaé pioneiro
O projeto de Reciclagem da Fração Mineral de Entulho de Construção e Demolição receberá R$ 360 mil da Finep e da Caixa Econômica e servirá de base para ser aplicado em todo o Brasil. O objetivo é agregar valor e qualidade a areia, cerâmica, brita, cimento e tijolo retirados dos entulhos. Para isso, o Cetem vai usar a Usina de Reciclagem da Prefeitura de Macaé como piloto da experiência de tratamento e beneficiamento de minérios. O município produz 80 toneladas por dia de resíduos da construção civil e demolição devido ao processo de urbanização acelerada provocado pelo dinheiro da indústria do petróleo.

Artigo anteriorMemória petista
Próximo artigoPolianismo
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.