Ilhados

Do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), semana passada no seminário “Alternativas para o Brasil enfrentar a crise”, promovido pelo MM com ajuda de outras entidades, ao defender a importância de investimentos públicos em infra-estrutura: “Cerca de 60% do território nacional não podem ser acessados por terra ou avião. Não temos estradas nem aeroportos.”

Pensamento positivo
O câmbio flutuante foi saudado pelo presidente da Positivo Informática, Hélio Rotenberg, como “uma conquista”. Mas, se por pressão ideológica defende o sistema, o lado empresarial o fez pedir uma certa previsibilidade na cotação do dólar, que não passe pelas operações de hedge sugeridas pelos bancos.
No domingo, na abertura do seminário “Crise: Rumos & Verdades”, promovido pelo Governo do Paraná, em Curitiba, até o dia 11, Rotenberg narrou as dificuldades em fechar um contrato com o Governo Federal para fornecimento de micros no ano que vem, por causa da súbita alta da moeda norte-americana.
Como câmbio flutuante e previsibilidade são tão compatíveis como torcedor do Curitiba e do Atlético do Paraná, resta ao presidente da Positivo torcer para Meirelles e equipe saírem de campo e abrirem espaço para a centralização do câmbio.

Camuflado
Sempre que o superávit da balança comercial decepciona – ou, como no caso desta segunda, vira déficit – o Ministério do Desenvolvimento prefere destacar, na nota que envia à mídia, a corrente de comércio.

Comendador
O reitor Paulo Alonso, do grupo Anglo-Americano, será condecorado com a Ordem do Mérito Judicário do Trabalho, no grau de comendador, pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), desembargadora Dora Castro Neves, na próxima sexta-feira.

Técnicos
“Com este livro, desejo fazer com que o povo brasileiro entenda de trânsito como entende de futebol”. Assim Celso Franco define sua obra Trânsito como eu entendo. Comandante do setor no então Estado da Guanabara de 1967 a 1972, Franco relembra a frase que disse ao assumir, de que faria com que o povo carioca falasse de trânsito com o mesmo interesse com que fala de futebol. O lançamento será nesta quarta-feira, na livraria Argumento, no Shopping Rio Design Barra, às 18h.

Água abaixo
Apesar da enxurrada de erros que cometeram na crise atual, as agências de risco gostam de se meter em áreas que dominam menos ainda. Foi o caso de uma agência que informou que as fortes chuvas em Santa Catarina não deverão afetar o rating do fundo da Celesc, companhia de eletricidade local.

Poluição
Debate sobre as razões que provocaram o adiamento da entrada em vigor da norma técnica que determina uma redução substancial da quantidade de enxofre no diesel será realizado nesta terça, das 10h às 13h, pelo Núcleo de Economia Socioambiental da USP e pelo Núcleo de Economia Agrícola e do Meio Ambiente da Unicamp. Será na Cidade Universitária. Sala da Congregação da FEA – Prédio FEA 1. O evento será transmito pelo site www.iptv.usp.br

Pós-graduação
Um curso de pós-graduação e dois de extensão sobre política serão oferecidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com a Escola do Legislativo do Estado do Rio (Elerj), ligada à Assembléia. Como pelo menos metade dos deputados estaduais ou responde ou já respondeu a algum processo ou foi investigado pela polícia, fica-se imaginando o currículo dos cursos.

Cariocas
O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o empresário Eike Batista, o jornalista Ricardo Boechat e a agência de propaganda Aroldo Araujo receberam nesta segunda o “Prêmio Atitude Carioca 2008”, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDialogo, “no”
Próximo artigoUTI

Artigos Relacionados

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Lei determina que estatais respeitem interesse público

Acionistas da Petrobras sabem que ela tem obrigações e bônus por ser de economia mista.

Últimas Notícias

Títulos chineses detidos por instituições estrangeiras diminuem

Instituições estrangeiras diminuíram suas participações em títulos interbancários chineses, segundo um relatório divulgado pela sede do Banco Popular da China em Shanghai.

Operações financeiras de Shanghai estão estáveis apesar da epidemia

O centro financeiro da China, Shanghai, conseguiu manter suas operações financeiras estáveis apesar do recente ressurgimento da COVID-19.

Carga de energia aumentou 2,2% em abril ante 2021

ONS: Subsistema Sudeste/Centro-Oeste registra variação positiva de 4,8%.

Quatro em 10 brasileiros pretendem pedir crédito nos próximos 90 dias

Intenção atingiu maior patamar desde junho de 2021; dívidas são o principal motivo.

Healthtechs e edtechs rivalizam com fintechs por investidores

Startups de saúde e de educação se aproximam das empresas de tecnologia financeira na disputa pelos aportes