Ilustrativo

São positivas as declarações do novo ministro da Economia da Argentina, Roberto Lavagna, de que é favorável ao Mercosul. No entanto, como, na política e na economia, retórico somente não basta, Lavagna vai ter de provar com suas próximas ações se é a favor da integração soberana dos países do Cone Sul ou vai retomar a política de “relações carnais” com os Estados Unidos, explicitada por Carlos Menem.

À deriva
Enquanto o governo do presidente FH insiste na política do gogó para enfrentar o
recrudescimento do protecionismo norte-americano, as exportações de aço do Brasil para os Estados Unidos já desabaram 72% em março, na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado do primeiro trimestre, a queda foi de 40% em relação ao período de janeiro a março de 2001.
Para se uma noção do grau de prejuízo para o setor e para a balança comercial do país, é importante recordar que, antes de os EUA criarem a sobretaxa de 30% sobre suas importações de aço, eles respondiam por 10% das exportações brasileiras de laminados planos de aço.
Em tempo, o candidato tucano à presidência da República, José Serra, defende que a principal forma de reduzir o passivo externo do país é aumentando as exportações. Pelo comportamento do governo a que pertence em defesa dos interesses nacionais, o Brasil, num governo Serra, estaria mais para Argentina do que para uma versão tropical dos Tigres Asiáticos.

Telhado de vidro
Alguém na assessoria de José Serra deve avisar ao tucano para parar de chamar Luiz Inácio Lula da Silva de Robin Hood pela proposta do petista de taxar os maiores salários, para aliviar a carga de imposto de renda sobre as faixas salariais mais baixas. Com o histórico tucano de Proer, sete anos sem corrigir a tabela do IR e muitos outros etceteras, basta o sopro de algum auxiliar mais atento de Lula, para este contra-atacar, chamando o tucano de Hood Robin.

Pós-apagão
Para o grupo Estação, o racionamento parece anda não ter acabado. Sem explicar ao distinto público se trata-se de força extra ao Ministério do Apagão ou corte de gastos à custa do conforto dos cinéfilos, algumas salas da rede, como o Paissandu e o Ipanema, estão ligando o ar-condicionado apenas depois de o filme começar. Com a quantidade de propaganda que os cinemas exibem antes de o filme começar, o clima de sauna é insurportável.

Sangue nas mãos
“O que assusta não é apenas o que se vê em Jenin, é o cheiro dos cadáveres em estado de decomposição em toda parte. Jenin foi palco de horrores que superam o entendimento. Está tudo destruído como se tivesse acontecido um terremoto.” A síntese acusatória do enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Oriente Médio, Terje Roed-Larsen, dá uma medida do grau de atrocidades cometidas pelas tropas de Ariel Sharon contra os palestinos.

Cabe mais
Depois das prisões de Carlos Menem e Domingo Cavallo, na Argentina, um frisson toma conta dos meios políticos tupiniquins. Quem seria a bola da vez no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2003?

Autocondenável
A alegação das empresas de telecomunicações para justificar um Proer do governo de que não previram as crises que encolheram o mercado nacional tem nome e sobrenome no setor privado: gestão temerária.

Artigo anteriorÚnico bobo
Próximo artigoA seco, não!
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.