Ilusão

“Se o Brasil exporta travestis para o mundo inteiro, por que não pode importar capitais travestidos de investimento estrangeiro direto (IED)?”. A ironia é do cientista político Theotônio dos Santos, coordenador da Cátedra e Rede Unesco de Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (Reggen), ao comentar a ultrapassagem da China pelo Brasil, na entrada de investimento estrangeiro direto (IED).

Mais fácil
As obras para a construção de Angra III começarão em agosto ou setembro, garantiu o governador exercício do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Ele acredita que, com a ida do ex-secretário estadual de Meio Ambiente Carlos Minc para o Ministério do Meio Ambiente, as coisas ficarão muito mais fáceis. “As negociações para a construção de Angra III estão andando bem. Parece que existia só um problema de uma licença, mas que estava sendo resolvido”, comentou, acrescentando que o Rio e Janeiro, com a energia produzida por Angra III, poderá exportar mais energia.

Céu nublado
Será votada este mês pelo Parlamento holandês uma lei que impõe uma taxa de 30% nos pacotes de salários superiores a 500 mil euros e limita os bônus e opções de ações a 100% dos salários dos executivos – muito abaixo dos ganhos normalmente obtidos. O projeto de lei holandês foi proposto pelo ministro da Fazenda, Wouter Bos, e a sua aprovação é considerada certa, devendo entrar em vigor em 2009, informa o boletim eletrônico Resenha Estratégica.

Desterritorialização
A torcida pelo fim da tensão na fronteira da Índia com o Paquistão parece ter interferido nos conhecimentos geográficos da coluna. Diferentemente do publicado no fim de semana, o escritor Tariq Ali, autor de O poder das  barricadas: uma autobiografia dos anos 60, é paquistanês, e não indiano.

Mérito
O jornal Alef, da comunidade judaica carioca, receberá a Medalha Pedro Ernesto, da Câmara de Vereadores do Rio, na próxima segunda-feira. A cerimônia será às 10h.

Fim do mundo
O olhar colonialista do New York Times sobre a troca de guarda no Ministério do Meio Ambiente brasileiro tirou do sério até o sempre comedido Joelmir Betting. O jornalista foi duro, ao rebater, no Jornal da Band, as afirmações abusadas do NYT de que “a Amazônia não pertence só aos brasileiros” e de que a saída de Marina Silva do ministério representaria “o começo do fim do mundo”. Sobre a primeira pretensão, Joelmir indagou que, se verdadeira,  “por que europeus e norte-americanos nunca contribuíram com um tostão para a preservação da Amazônia?”. Já a respeito da segunda, lembrou que “o que ameaça o fim do mundo são as armas nucleares”, que pertencem, justamente, aos neopreservacionistas.

Movimento
A inadimplência no comércio da Cidade do Rio de Janeiro em abril cresceu 1,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o menor aumento dos últimos quatro meses do ano, de acordo com os registros do Serviço de Proteção ao Crédito do CDL-Rio – Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro. O número de dívidas quitadas, que mostra quantos consumidores colocaram em dia suas compras atrasadas, aumentou 13,2% e as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito, item que indica o movimento do comércio, cresceu 13,6%. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2007, a inadimplência, as dívidas quitadas e as consultas subiram, respectivamente, 1,6%, 8,1% e 10,6%.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorDarwinismo rentista
Próximo artigoGreve a vista
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Indústria do Brasil cai menos que mundial na pandemia

‘Soluço’ não detém trajetória de queda iniciada no final dos anos 1980.

Batendo palma para maluco dançar

CPI precisa ser ágil para não deixar governistas propagarem mentiras impunemente.

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Indústria do Brasil cai menos que mundial na pandemia

‘Soluço’ não detém trajetória de queda iniciada no final dos anos 1980.

STF confirma decisão que considera Moro parcial no caso do triplex

Marco Aurélio e Luiz Fux votaram contra parcialidade do ex-juiz.

Salles pede para sair

Alvo de investigações, ministro do Meio Ambiente teve exoneração publicada em edição extra do D.O.U.

Resultado do Dia dos Namorados confirma recuperação dos shoppings

Levantamento revela alta de 134,4% nas vendas da data comemorativa.

Imóveis de um quarto são os mais rentáveis para investidor

Bairros com maior rentabilidade para investidores não estão localizados no centro das cidades.