Ilusão

“Se o Brasil exporta travestis para o mundo inteiro, por que não pode importar capitais travestidos de investimento estrangeiro direto (IED)?”. A ironia é do cientista político Theotônio dos Santos, coordenador da Cátedra e Rede Unesco de Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (Reggen), ao comentar a ultrapassagem da China pelo Brasil, na entrada de investimento estrangeiro direto (IED).

Mais fácil
As obras para a construção de Angra III começarão em agosto ou setembro, garantiu o governador exercício do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Ele acredita que, com a ida do ex-secretário estadual de Meio Ambiente Carlos Minc para o Ministério do Meio Ambiente, as coisas ficarão muito mais fáceis. “As negociações para a construção de Angra III estão andando bem. Parece que existia só um problema de uma licença, mas que estava sendo resolvido”, comentou, acrescentando que o Rio e Janeiro, com a energia produzida por Angra III, poderá exportar mais energia.

Céu nublado
Será votada este mês pelo Parlamento holandês uma lei que impõe uma taxa de 30% nos pacotes de salários superiores a 500 mil euros e limita os bônus e opções de ações a 100% dos salários dos executivos – muito abaixo dos ganhos normalmente obtidos. O projeto de lei holandês foi proposto pelo ministro da Fazenda, Wouter Bos, e a sua aprovação é considerada certa, devendo entrar em vigor em 2009, informa o boletim eletrônico Resenha Estratégica.

Desterritorialização
A torcida pelo fim da tensão na fronteira da Índia com o Paquistão parece ter interferido nos conhecimentos geográficos da coluna. Diferentemente do publicado no fim de semana, o escritor Tariq Ali, autor de O poder das  barricadas: uma autobiografia dos anos 60, é paquistanês, e não indiano.

Mérito
O jornal Alef, da comunidade judaica carioca, receberá a Medalha Pedro Ernesto, da Câmara de Vereadores do Rio, na próxima segunda-feira. A cerimônia será às 10h.

Fim do mundo
O olhar colonialista do New York Times sobre a troca de guarda no Ministério do Meio Ambiente brasileiro tirou do sério até o sempre comedido Joelmir Betting. O jornalista foi duro, ao rebater, no Jornal da Band, as afirmações abusadas do NYT de que “a Amazônia não pertence só aos brasileiros” e de que a saída de Marina Silva do ministério representaria “o começo do fim do mundo”. Sobre a primeira pretensão, Joelmir indagou que, se verdadeira,  “por que europeus e norte-americanos nunca contribuíram com um tostão para a preservação da Amazônia?”. Já a respeito da segunda, lembrou que “o que ameaça o fim do mundo são as armas nucleares”, que pertencem, justamente, aos neopreservacionistas.

Movimento
A inadimplência no comércio da Cidade do Rio de Janeiro em abril cresceu 1,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o menor aumento dos últimos quatro meses do ano, de acordo com os registros do Serviço de Proteção ao Crédito do CDL-Rio – Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro. O número de dívidas quitadas, que mostra quantos consumidores colocaram em dia suas compras atrasadas, aumentou 13,2% e as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito, item que indica o movimento do comércio, cresceu 13,6%. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2007, a inadimplência, as dívidas quitadas e as consultas subiram, respectivamente, 1,6%, 8,1% e 10,6%.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDarwinismo rentista
Próximo artigoGreve a vista

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Receita: brasileiros movimentaram R$ 127 bi em criptomoedas em 2020

O subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Jonathan de Oliveira, disse, nesta quarta-feira em audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara...

Elevar Selic para 7,75% será eficaz no combate à inflação?

Analistas prevêem taxa de 11% em maio de 2022.

Carteira da massa falida do Banco Cruzeiro do Sul

Por Antonio Pietrobelli.

Vencimento de título corrigido pela Selic puxa queda da Dívida Pública

O vencimento de mais de R$ 200 bilhões em títulos públicos vinculados à taxa Selic (juros básicos da economia) fez a Dívida Pública Federal...

Quase 80% pretendem fazer compras no período da Black Friday

Varejo eletrônico gasta mais com publicidade para a data do que para o Natal.