Imagem

No dia da abolição da escravatura, uma denúncia chegou a esta coluna: as imagens impressas nos maços de cigarro, acertada obrigação imposta pelo Ministério da Saúde, trazem pessoas brancas nos alertas de que o fumo pode causar câncer e outras doenças. Já quando fazem uma correlação entre cigarro e drogas, a imagem é de um negro. Para ninguém esquecer, o ex-ministro da Saúde (ainda) é candidato à Presidência.

Filhotes
O III Fórum Social Mundial (FSM), programado para o período de 23 a 28 de janeiro de 2003, em Porto Alegre, será precedido por eventos na na Itália (Fórum Continental Europeu) e no Equador (Fórum das Américas), no segundo semestre. Ainda este ano, devem ocorrer dois fóruns sociais temáticos, que abordarão a questão palestina e a crise argentina, este em Buenos Aires. Segundo o representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na organização do III FSM, Gustavo Codas, a próxima edição do fórum discutirá estratégias alternativas ao modelo neoliberal. No segundo semestre de 2003 ocorrerá o Fórum Social Mediterrâneo, reunindo representantes de países do Sul da Europa e Norte da África, precedendo o IV FSM, que, provavelmente, se realizará no início de 2004 na Índia.

Hipocrisia
A indignação patriótica comandada pela TV Globo pela carona, compulsória, de Michael Schumacher em Rubens Barrichello, no GP da Áustria, assemelha-se ao espanto de políticos latino-americanos diante do abandono da Argentina pelo FMI. Ambos os casos mostram como os donos do mundo tratam os sem-altivez. Com a diferença, significativa, no caso de Rubinho de que sua posição de piloto emergente está sacramentada em contrato, que lhe assegura régio e atraente salário.

Fantasma
Um jornalista carioca que não votou nas duas últimas eleições por estar fora do estado e foi  à sua seção eleitoral justificar a ausência foi surpreendido com a informação de que seu voto fora computado como na urna eleitoral estivesse. Para quem já tem suas desconfianças sobre o voto eletrônico, mais um motivo para ficar com uma pulga atrás da orelha.

Sócios
A fabricante de pneus Michelin desde 11 de abril colocou a disposição de seus funcionários um plano de participação acionária, em condições privilegiadas de 100 mil ações em todo o mundo. No Brasil, o índice de adesão bateu os 80%, o terceiro maior entre as filiais da Michelin. Para a direção da multinacional francesa, a decisão muda as relações empresa/empregado. Tanto que o próprio presidente Edouard Michelin dará, no próximo dia 13, em Paris, uma coletiva à imprensa internacional fazendo um balanço do plano.
O preço de cada ação foi fixado em 35 euros. “O plano de ações do Grupo Michelin prevê uma participação acionária direta e não um fundo comum de aplicação. Isto permitirá a cada funcionário que tenha subscrito dispor de todos os direitos de um acionista, principalmente o acesso direto à informação econômica e financeira enviada pelo Grupo Michelin”, informou a Direção de Comunicação da Michelin na América do Sul.

Pagar juros
Diálogo constrangedor entre um “âncora” e uma colunista, ontem, numa rádio de alcance nacional. A jornalista falou numa “boa notícia” econômica: o aumento da arrecadação. No que foi contestada pelo “âncora”, que lembrou que os ouvintes consideram pagamento de impostos uma notícia ruim para o bolso. A colunista replicou que a arrecadação era positiva porque… porque… Depois de alguns segundos de hesitação, preferiu dizer que era importante para o funcionamento do país.

Risco Malan
Chega de conversa fiada: a piora do “risco Brasil” ou que outros apelidos tenham a forma como os financiadores externos avaliam a solvência do país é justamente a crônica necessidade de dólares para fechar as contas externas brasileiras.

Artigo anteriorVarredura
Próximo artigoPapelão
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preço do diesel avança pelo quarto mês consecutivo

Combustível ultrapassou R$ 4 em fevereiro e os dois tipos, comum e S-10, registraram valores acima de todos os meses de 2020.

Antítese da véspera

Ontem o dia foi completamente diferente da terça-feira, em que começamos o dia raivosos, suavizando mais tarde.

Rio fecha bares à noite e adota toque de recolher

Bares e restaurantes agora só podem funcionar das 6 às 17h; em SP, diretor do Butantan defende que estado seja colocado em fase mais restritiva.

PEC emergencial e pedidos por seguro-desemprego

Mercados europeus fecharam mistos na quarta-feira; indicadores da Zona do Euro tiveram desempenho acima do esperado.

Setor de eventos terá parcelamento e isenção de impostos

Projeto foi aprovado pela Câmara e segue para o Senado.