Imagem

Em tempo em que setores da oposição buscam posar de vestais, muitos políticos adotam novos hábitos. Segunda-feira passada, por volta de 14h, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) encarava como um comum mortal a fila de embarque no Aeroporto dos Guararapes, em Recife, sozinho e carregando a própria mala. Na outra mão, uma volumosa sacola de uma loja chique da cidade.

Mitos
O economista do Dieese Jardel Leal lembra que há pouco tempo se dizia que o mercado de trabalho formal não existiria mais. “Verdades absolutas estão caindo por terra. Ficou nítido que a melhora da economia impactou positivamente as contas da Previdência, que, para muitos autores, apresenta superávit, não déficit. Não se trata apenas de ajustar as despesas à receitas, mas também pensar em como ampliar as receitas”, enfatizou Leal.

Maquiagem
Interessante: os países que mais devastaram as florestas (na Europa quase não há mais cobertura vegetal nativa e nos EUA a percentagem é reduzidíssima) são considerados os mais “verdes”, segundo uma reportagem publicada pela revista Reader”s Digest, a partir de pesquisa de duas universidades estadunidneses.

Cadê os ecologistas?
De acordo com o consultor Joaquim Francisco de Carvalho, o ácido sulfúrico despejado na atmosfera pelas termelétricas a carvão na Região Sul está provocando chuva ácida, terrível para as florestas, e provocando reclamações das autoridades uruguaias, também afetadas pelo fenômeno.

Máscara
Os números apresentados pelos ministérios da Justiça e da Saúde, na pesquisa “Redução do Homicídio no Brasil”, são contraditórios, alerta o presidente do Movimento Viva Brasil, Bene Barbosa. Ele cita diferentes versões das estatísticas que alteram em mais de 20% o número de homicídios em 2004 e 2005. A pesquisa anuncia redução de mortes causadas por armas de fogo no país entre 2003 e 2006. Para Barbosa, o governo está mascarando estes números para garantir sucesso na campanha contra a criminalidade e para mostrar a falsa realidade de que a segurança pública está melhorando.

Desculpe, foi engano
As estatísticas sobre redução de homicídios mostram que São Paulo puxou a queda. Noves fora os programas de segurança pública no estado, que incluem a proibição de venda de bebida alcoólica após determinado horário em algumas cidades, nunca é demais lembrar que a suspeita de fraude nas estatísticas paulistas já vem de longa data, desde o primeiro Governo Alckmin. Alguns “erros” foram admitidos pela própria Secretaria de Segurança Pública paulista.

Ecumênico
O Templo da Boa Vontade completou 18 anos nesta semana que passou. O templo quer simbolizar a exaltação à vida e ao ecumenismo. O local é o mais visitado da capital brasileira, recebendo, anualmente, mais de 1 milhão de peregrinos e turistas do país e do exterior, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Distrito Federal. Suas portas nunca se fecharam desde a inauguração, permanecendo abertas 24 horas por dia.

Democratas
Entre as inúmeras imagens exibidas na sala de trabalho do prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM), chama a atenção, em especial, um retrato do seu tempo de estudante, fichado pela polícia da ditadura militar. Saudosismo de um tempo em que, além de mais cabelos, tinha outras idéias na cabeça, ou marketing, Cesar pode acabar por constranger caciques do Democratas, seu partido atual. Afinal, na época em que ele era um preso político em potencial, grande número dos seus atuais correligionários eram “prendedores” oficiais ou paralelos.

Aberta a temporada
Será que os espanhóis vão levar também a Bovespa?

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior“Home office”
Próximo artigoCheio de gás

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...