Imóveis de um quarto são os mais rentáveis para investidor

253
Chave da casa
Chave da casa (Foto: divulgação)

Levantamento feito pela plataforma QuintoAndar apontou que os imóveis com maior retorno potencial com aluguel em São Paulo e no Rio de Janeiro estão em bairros menos centrais. Na capital paulista, esses imóveis potencialmente mais rentáveis estão nas zonas Leste e Sul. Já no Rio, bairros da Zona Norte reúnem unidades em que a possibilidade de retorno é mais alta para investidores.

Em São Paulo, Arthur Alvim, na Zona Leste da capital, é o bairro com maior rentabilidade potencial média, de 0,49% ao mês. Ermelino Matarazzo e Parque Bristol também se destacam, embora com retorno possível um pouco menores: 0,46 % e 0,45% ao mês, respectivamente. Em média, um terço dos imóveis nestes bairros é alugado em até 14 dias.

Na capital fluminense, Engenho da Rainha e Inhaúma, bairros vizinhos na Zona Norte do Rio, são aqueles que oferecem maior rentabilidade potencial: médias de 0,54% e 0,49% ao mês, respectivamente. Outros bairros da mesma região, como Del Castilho, Pilares e Quintino Bocaiúva fecham a lista. Um quarto dos imóveis nessas regiões é alugado em até 14 dias em média.

Imóveis de um quarto são os que apresentam maior percentual de rentabilidade potencial por mês para o investidor. O ganho médio possível com esse tipo de imóvel chega a 0,4% ao mês tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo. Em comparação, os imóveis de dois quartos têm uma rentabilidade potencial média de 0,36% ao mês. Já os espaços com três e quatro quartos podem ter, em média, rentabilidade possível de 0,29% e 0,24% ao mês, respectivamente. Imóveis mais caros normalmente têm retorno percentual mais limitado, dado seu valor elevado.

Espaço Publicitáriocnseg

A taxa de juros em patamares ainda baixos torna o investimento em imóveis para alugar mais atraente pelo retorno potencial assim como pela diversificação. Com a Selic (taxa básica de juros) em 4,25% ao ano, o rendimento médio da poupança está em cerca de 0,25% ao mês, contra rentabilidade potencial média de 0,33% ao mês em SP e no Rio.

Já segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e do Grupo Zap, a proporção de pessoas que declarou intenção de adquirir um imóvel nos próximos três meses passou de 43% no 2º trimestre para 48% no 3º trimestre de 2020. Além disso, com a taxa Selic baixa (mesmo com leve aumento nos últimos dias) e a menor taxa de juros para financiamentos imobiliários do mercado as pessoas têm preferido investir seu dinheiro em imóveis, e a procura por apartamentos na planta aumentou em 2021.

Depois da pandemia notou-se uma busca maior por cômodos extra para home office, varandas, integração com a natureza, cozinhas amplas e facilidades digitais, como automação por comando de voz. Para comprovar a presença destes diferenciais, os apartamentos decorados são uma ferramenta de marketing imobiliário fundamental e garantem uma conexão emocional entre o comprador e o imóvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui