Impacto positivo das barragens

Lagos criam alternativas de turismo de lazer e outros ganhos econômicos.

Nos últimos 40 anos, a economia de Abadiânia (GO) foi baseada no turismo religioso. O município entrou em crise em 2018, com a prisão do médium João de Deus. A cidade chegava a receber um fluxo de até 4 mil fiéis semanalmente; hoje, não chega a 150 pessoas. Houve fechamento de 2 mil postos de trabalho, 10% da população do município.

O Ministério do Turismo apresenta como alternativa o turismo de aventura, em torno do lago formado para o reservatório da Usina Hidrelétrica Corumbá IV: 27,39 km² dos 173km² da área alagada estão em Abadiânia.

A proposta lembra conversas que tive com Osvaldo Nobre, especialista na área de energia e pensador das alternativas nacionais, que nos deixou precocemente em 2019. Ele falava sobre impactos positivos dos reservatórios de hidrelétricas, contestando uma visão parcial de alguns que só enxergam efeitos negativos. A pesca na barragem de Sobradinho era um dos exemplos citados por Nobre.

 

Dados em troca de desconto

A disposição dos motoristas nos EUA em compartilhar os seus dados, visando a um seguro mais apropriado ao seu risco – leia-se, mais barato, na cabeça do consumidor – apresenta tendência de alta, especialmente com a pandemia, mostra o estudo “This just in: consumers are now much more comfortable with sharing driving data”.

Com a crise econômica, há busca por redução de preços, sem falar que muitos veículos estão nas garagens. “Todo segurado quer pagar o que é justo e nem um centavo a mais. Os dados mostram essa mudança de comportamento. As seguradoras brasileiras têm que ficar atentas”, receita Francisco Galiza, da Rating de Seguros.

 

Segurança jurídica

As cinco diretrizes do Conselho Nacional Política Energética (CNPE), publicadas em 29 de dezembro (Resolução 15), reforçam a necessidade por segurança jurídica e previsibilidade a todos os consumidores que geram a própria energia hoje no país. A análise é da CEO da consultoria Bright Strategies, Bárbara Rubim.

Uma política pública para a geração distribuída deverá se concretizar neste primeiro semestre, por meio da atuação do Congresso Nacional, acredita Bárbara. “Com mais de 4 gigawatts de potência instalada em telhados e pequenos terrenos de cerca de 80% dos municípios brasileiros, o mercado de energia solar ultrapassou a marca de R$ 20 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, com aproximadamente 200 mil empregos gerados”, comenta.

Bárbara, que também é vice-presidente da Absolar, ressalta ainda que a modalidade posterga investimentos em novas usinas de geração, redes de transmissão e infraestrutura de distribuição, reduz custos de operação e manutenção e reduz perdas elétricas de transmissão e distribuição.

 

Rápidas

O Eleva Educação, holding que reúne algumas das principais escolas do Brasil, está com inscrições abertas, até 17 de janeiro, para o Programa de Estágio 2021 para estudantes de Pedagogia *** Este ano, a Pinacoteca de São Paulo programou 9 exposições que poderão ser visitadas no edifício Pina Luz e na Pina Estação. Destaque para A máquina do mundo, que relaciona arte com a atividade industrial, e mostra individual de Fayga Ostrower. Reserva de ingressos e mais informações em pinacoteca.org.br

Leia mais:

Lições de 2020 e dever de casa para 2021

Rio tem petróleo e gás, mas não aproveita riquezas

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Promoção do Carnaval na França

Peças do embaixador de Turismo do RJ Alain Tailard estarão na exposição.

Elerj terá curso de pós-graduação em Orçamento

Convênio prevê aulas sobre Fiscalização e Controle.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.