35.9 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, janeiro 18, 2021

Impeachment para quem não quer deixar o poder

“Incitar uma insurreição” é a principal acusação contra Donald Trump no pedido de impeachment apresentado por deputados do Partido Democrata nesta segunda-feira. O pedido foi feito a menos de dez dias do fim do mandato do atual presidente dos Estados Unidos. Em 20 de janeiro, o democrata Joe Biden deve tomar posse.

Segundo a BBC, mais cedo, os democratas apresentaram resolução pedindo que o vice-presidentm Mike Pence acionasse a 25ª Emenda da Constituição americana para afastar Trump da Presidência. A medida, no entanto, foi bloqueada pelos republicanos.

No pedido de impeachment – um documento de quatro páginas que circulou na imprensa norte-americana nos últimos dias, mesmo antes de ser oficialmente apresentado à Câmara – os deputados democratas argumentam que Trump incorreu em crime “ao deliberadamente incitar violência contra o governo dos Estados Unidos”.

 

Cuba na lista

 

O Departamento de Estado dos EUA integrou Cuba nesta segunda-feira a lista de países patrocinadores do terrorismo. Anúncio era esperado e havia sido sinalizado anteriormente pela administração de Donald Trump.

Cuba está de volta à lista de países considerados pelos EUA como patrocinadores do terrorismo. Washington havia retirado Havana da lista em 2015, em uma medida diplomática que visava melhorar os laços, inclusive econômicos, entre os dois lados.

O governo do atual presidente dos EUA, Donald Trump, porém, já havia manifestado em maio de 2020 interesse no retorno de Cuba ao seleto grupo de nações classificadas pelos EUA como perigosas. Na ocasião, a Rússia, assim como os democratas, criticou a proposta. Joe Biden, uma vez empossado na próxima semana, pode retirar a ilha da lista, embora

Leia mais:

Secretária de Trump renuncia após ataque ao Congresso

EUA: após invasão insuflada por Trump, Congresso certifica Biden

Artigos Relacionados

Egito, Jordânia e Iêmen importam mais frango brasileiro

Ásia é principal destino, puxada pela China; África teve alta, com destaque para aumento de 15% nas compras egípcias, frente a 2019.

Venezuela oferece ajuda

“Seguindo instruções do Presidente Nicolas Maduro, conversamos com o governador do Estado do Amazonas, Brasil, Wilson Lima, para disponibilizar imediatamente o oxigênio necessário para atender a contingência sanitária em Manaus. Solidariedade latino-americana acima de tudo!”, afirmou.

Comércio eletrônico mundial tem mais de 10 mil empresas chinesas

O volume de exportação por meio de métodos comerciais de aquisição de mercado nos 31 mercados-piloto do país atingiu um recorde de cerca de US$ 100 bilhões em 2020, disse Li.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Atividade econômica está 1,9% abaixo do nível de fevereiro

Mas produção industrial e as vendas no varejo ampliado estão 2,6% e 5,2% acima dos níveis do mês.

SEG NOTÍCIAS – Caixa assume gestão dos recursos e pagamentos do Dpvat

Não há nenhuma mudança nas regras de indenização; presidente da Caixa, Pedro Guimarães, deu detalhes.

Início da vacinação no Brasil deixará mercados atentos

Discurso de Christine Lagarde, do BCE evidencia a preocupação dos formuladores de política econômica da região.

Positivismo com o início da vacinação no Brasil

Conflito de Dória com Bolsonaro aumentou ontem após o início da vacinação ter sido em São Paulo.

IBC-Br de novembro mostrou avanço de 0,59%

Com a leitura de hoje, o índice dessazonalizado permanece ainda -1,86% abaixo do nível registrado em fevereiro de 2020.