In loco

Os juízes do Rio de Janeiro vão fazer mensalmente e pessoalmente inspeções nos presídios, verificando as condições de manutenção dos presos e podendo interditar o estabelecimento que estiver fora dos padrões sanitários, higiênicos e de segurança. Publicada no Diário Oficial da Justiça, a medida do corregedor-geral da Justiça do Rio, desembargador Roberto Wider, atendeu a resolução do Conselho Nacional de Justiça e foi um dos assuntos tratados durante o “Primeiro Seminário sobre Sistema Carcerário”, realizado no Tribunal de Justiça.

Descarrilhado
O tratamento à base de chicote destinado aos usuários dos trens do Estado do Rio de Janeiro por seguranças da Supervia – concessionária responsável pelos serviços ferroviários de passageiros do Rio – permite várias leituras simbólicas. Desde a imagem do sofrimento duplo – unindo precariedade dos serviços ao tratamento a socos, pontapés e chicotadas a quem ousa reclamar – até a representação contemporânea da velha dicotomia entre casa grande e senzala, analisada com agudeza por Gilberto Freyre.

Destinos
A coincidência entre o afastamento do delegado Protógenes Queiroz da Polícia Federal e a ausência de previsão para o julgamento dos acusados pela Operação Satiagraha, como o dono do Opportunity, Daniel Dantas, pode estimular sentimentos convergentes entre os céticos e os cínicos. Ainda que o histórico do Judiciário tupiniquim desautorize quaisquer ilações sobre dois pesos e duas medidas, uma sociedade também é fortemente influenciada pelos simbolismos.

Pink Freud
Da série “Existe desenvolvimento sem educação?”: um professor de Psicologia de uma universidade privada, na Zona Sul do Rio de Janeiro, dava uma aula sobre clínica médica. Ao mencionar Freud, foi interpelado por uma jovem: “Você está falando do Pink Freud (sic)?”

Freud e a alienação
Convicto de estar diante de um trocadilho mal ajambrado, ele prosseguiu a explanação e mencionou a Inglaterra. A mesma estudante voltou a interrompê-lo, com questão igualmente candente, que levou o professor a convencer-se da seriedade da primeira pergunta: “A Inglaterra fica na Europa, não é?”

Tem praia?
Já num dos campus da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, da universidade mais emblemática do gênero supermercado a que a Educação no país foi rebaixada, a preocupação da aluna de Espanhol da professora cubana era outra: “Cuba tem praia?” Depois de ouvir a professora explicar que “Cuba é uma ilha”, a aluna não se deu por vencida: “Ah, legal, mas tem praia.?”

Revelador
Será que, com maior controle sobre paraísos fiscais e redução do sigilo, os brasileiros saberão como vai o desempenho dos bancos controlados por instituições brasileiras instalados nas Ilhas Cayman e cia.?

TI
Álvaro Cysneiros, diretor da Totvs para o Rio de Janeiro, toma posse, no próximo dia 29, na vice-presidência executiva da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RJ) de abril. Álvaro faz parte da chapa vencedora nas últimas eleições, encabeçada por Ilan Goldman, da Pix Software.

Artigo anteriorAmeaça
Próximo artigoPunição à Cabral
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

TCU confirma que União paga R$ 3,8 bi de juros e amortização por dia

Mais de ¼ dos títulos da dívida pública vencem em 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Objetos do Coração ajuda o Pró Criança Cardíaca

E-commerce que vende objetos para casa e decoração exclusivamente em formato ou com estampa de coração vai doar 10% da venda de produtos selecionados...

Empresa Fácil oferece estudo de viabilidade a novos empreendedores  

Sistema permite a emissão do Alvará Provisório em 24h.

Fatores comportamentais podem influenciar nos acidentes de trabalho

Psicóloga e uma assistente social e também técnica de segurança do trabalho criaram o jogo Conversa Segura.

Reclamações sobre serviços de telecom caem 28,4% em maio

O número de reclamações de usuários dos serviços de telecomunicações caiu 28,4% em maio de 2021 na comparação com maio do ano passado, segundo...

EMS explica faturamento com o ‘kit Covid’

farmacêutica brasileira EMS informou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia que faturou R$ 142 milhões com medicamentos do kit Covid-19 em 2020,...