Inadimplência no comércio carioca cresceu 0,5% em fevereiro

248

A inadimplência no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro aumentou 0,5% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2015, de acordo com os registros do Serviço Central de Proteção ao Crédito do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio).
As dívidas quitadas, que mostra o número de consumidores que colocaram suas dívidas em dia cresceram 0,2% e as consultas, item que indica o movimento do comércio, diminuíram 8,2%, também em relação ao mesmo mês de 2015.
Em relação ao mês anterior (janeiro) a inadimplência aumentou 14,4% e as consultas e as dívidas quitadas diminuíram, respectivamente, 9,6% e 22,8%.
No acumulado dos dois primeiros meses do ano (janeiro/fevereiro) em relação ao mesmo período do ano anterior, a inadimplência cresceu 1,1% e as consultas e as dívidas quitadas caíram, respectivamente, 7,2% e 0,4%.
Segundo o registro de cadastro da entidade, as consultas ao LIG Cheque em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2015, a inadimplência e as dívidas quitadas cresceram, respectivamente, 0,7% e 0,8% e as consultas diminuíram 10,2%.
Em relação ao mês anterior (janeiro) as consultas, a inadimplência e as dívidas quitadas caíram, respectivamente, 21%, 8,4% e 18%.
No acumulado dos dois primeiros meses do ano (janeiro/fevereiro) em relação ao mesmo período do ano passado, a inadimplência cresceu 0,2% e as consultas e as dívidas quitadas diminuíram, respectivamente, 9,7% e 0,1%.

Movimento nas lojas tem queda de 8,2% no primeiro bimestre de 2016, aponta Serasa
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 0,6% em fevereiro de 2016 na comparação com o mês imediatamente anterior (janeiro de 2016), já contemplando os devidos ajustes sazonais. Em relação mesmo mês do ano passado (fevereiro de 2015), a retração da atividade varejista em fevereiro de 2016 foi de 6,6%. No acumulado do primeiro bimestre de 2016, a atividade varejista caiu 8,2% na comparação com o primeiro bimestre de 2015.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a pequena alta de 0,6% na atividade varejista em fevereiro/16 foi favorecida pelo calendário bissexto deste ano, o que acabou gerando um dia a mais de movimento varejista em fevereiro de 2016. Contudo, isto foi insuficiente para reverter a queda interanual (contra o mesmo mês do ano passado) da atividade varejista, sinalizando que a tendência do segmento ainda é de retração.
Em fevereiro deste ano, a atividade varejista foi maior em relação ao primeiro mês deste ano nos setores de material de construção (+1,6%) e no de combustíveis e lubrificantes (+0,3%). Houve estagnação (variação nula) no setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática. O segundo mês deste ano registrou retrações da atividade varejista dos setores de veículos, motos e peças (-4,5%) e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-2,2%).
No acumulado do primeiro bimestre de 2016, apenas o segmento de combustíveis e lubrificantes, com variação de 5,8%, está com crescimento positivo em relação ao primeiro bimestre de 2015. Todos os demais segmentos varejistas estão com retração em relação ao acumulado dos primeiros dois meses do ano passado: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-5,9%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-12,3%); veículos, motos e peças (-19,0%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-14,5%); material de construção (-2,4%).

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui