Inauguração com poucos convidados

Novo plenário da Alerj será aberto para o primeiro escalão; prefeitos terão sala exclusiva.

Na próxima terça-feira, 3 de agosto, será inaugurado o novo plenário da Alerj, na nova sede do Poder Legislativo do Rio, na Rua da Ajuda, no Centro. Mas, por conta da pandemia, o acesso ao local será restrito a poucos convidados do primeiro escalão dos três Poderes no estado: Legislativo, Executivo e Judiciário. Prefeitos poderão conhecer o novo plenário no dia 10 de agosto, quando será inaugurado um setor exclusivo para eles na nova sede. A “Sala dos Prefeitos” terá recepção e espaço para reuniões.

 

Ceciliano confirmado para o Senado

Como esta coluna antecipou no dia 10 de junho, o PT confirmou esta semana a pré-candidatura do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, ao Senado. Ele está no seu quarto mandato de deputado estadual e foi prefeito de Paracambi por oito anos, entre 2001 e 2009. Ceciliano preside a Alerj desde janeiro de 2019. Inicialmente, o PT tinha planos de lançar o deputado para disputar o Governo do Estado, mas ainda estuda alianças políticas e pode apoiar um candidato de outra legenda ao cargo.

Washington Reis (foto de Tânia Rêgo, ABr)
Washington Reis (foto de Tânia Rêgo, ABr)

Batoré de Caxias

Quem também confirmou que vai disputar a vaga de Senador foi o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), e na chapa do governador Cláudio Castro. O apelido de Batoré, dado por Zito para Reis, já está sendo lembrado pela oposição. Batoré é um personagem do humorístico A Praça é Nossa.

 

Limite de candidaturas

As eleições do ano que vem podem ter um número menor de candidatos a deputado estadual e federal. Tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Projeto de Lei 1.086/2021, já aprovado no Senado, que reduz o limite máximo de candidaturas que podem ser registradas por partido. Hoje, cada partido pode ter até 150% do número de vagas em disputa. O projeto reduz esse número para 100% das vagas. Para a Alerj, por exemplo, que tem 71 vagas, cada partido só poderá ter 71 candidatos a deputado estadual. Mas, para valer para a próxima eleição, a proposta tem que ser aprovada até o dia 2 de outubro, exatamente um ano antes do pleito.

 

Cursos na Elerj

A Elerj, a Escola do Legislativo do Rio, aproveitou o novo espaço no Alerjão para turbinar sua programação de cursos, seminários e workshops até o final do ano. Na próxima quinta-feira (5 de agosto), entre 13h e 17h, será promovido o seminário “O Direito do Consumidor e a Tutela dos Dados Pessoais”. A atividade será no formato híbrido, com público limitado no auditório da Elerj, na Rua da Ajuda, e transmissão ao vivo pelo Facebook. As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do link bit.ly/2UaglIn

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Vinhos do Dão: elegância consistente do Centro Norte de Portugal

Dão Experience apresenta a riqueza de sua vitivinicultura com prova virtual de cinco vinhos premiados.

Eleitores brasileiros no exterior

Por Bayard Boiteux

‘Vices’ assumem e dão show de competência

Por Sidney Domingues e Sérgio Braga.

Últimas Notícias

Rede estadual de ensino retorna a aulas 100% presenciais

No ano passado, as aulas foram remotas por causa da Covid; na rede municipal da capital, retorno sem rodízio de alunos começou no dia 18.

Manguinhos e Ambev lideram dívidas ao Fisco estadual

Estudo da Fenafisco aponta que os maiores devedores também recebem isenções fiscais em suas áreas de atuação.

Investidores monitoram Campos Neto

Mercados externos negociam, em sua maioria, no positivo; na Europa é aguardada a decisão de política monetária do BCE.

Semana começa com estresse pós-traumático

Na sexta, mercados domésticos ficaram por conta da sensação de desmanche da equipe econômica de Paulo Guedes.

Reforma da Previdência desestimulou contribuição

Por Isabela Brisola.