Incerteza da população ou dos mercados?

O índice de incerteza mundial – indicador trimestral do FMI que abrange 143 países – mostra que, embora a incerteza tenha diminuído cerca de 60% em relação ao máximo observado no início da pandemia de Covid-19 no primeiro trimestre de 2020, quando atingiu níveis sem precedentes, continua cerca de 50% acima de sua média histórica no período de 1996 a 2010.

Três pesquisadores do FMI criaram então um índice que mede a extensão das “repercussões da incerteza” nos países do G-7 e na China sobre o resto do mundo. Duas conclusões deles: primeiro, “é verdade que a incerteza nas economias sistêmicas é relevante para a incerteza em todo o mundo”.

“Segundo, somente a incerteza nos Estados Unidos e no Reino Unido tem repercussões significativas, ao passo que a incerteza em outras economias sistêmicas tem, em média, poucas repercussões.”

Nos últimos 4 anos, a incerteza relacionada aos EUA contribuiu com quase 13% da incerteza em outros países, com picos próximos de 30% e em torno de 20% do aumento da incerteza mundial em relação à média histórica, segundo o indicador.

Não por acaso, EUA e Reino Unido são os principais centros mundiais da especulação financeira. O que faz a coluna perguntar: esses índices que medem a incerteza de um país ou um setor (indústria, comércio…) não refletem apenas os interesses dos centros financeiros?

 

12 anos de prisão

Quem for denunciado por furar a fila da vacinação contra Covid pode responder por crimes de corrupção ativa ou passiva, além de peculato, com penas que vão de 2 a 12 anos. O alerta é do presidente da Associação Nacional de Desembargadores (Andes), Marcelo Buhatem. Políticos que forem coniventes com essas irregularidades podem ser processados por improbidade administrativa.

 

Chora, Guedes

Diante da queda na popularidade do governo – antecipada por esta coluna e captada pelas pesquisas – não precisa ser vidente para prever que a renda emergencial voltará. De que forma e qual valor é o que falta ser definido.

 

Rápidas

O livro Memórias de filhos de exilados políticos (editora Mourthé), dos autores Bayard Do Coutto Boiteux, Bruno Ferreira Lima, Claudia Mourthé, Denise Mourthé, Eduardo Ferreira Lima, Lula Arraes, Mariana Arraes Alencar, Olga Mourthé, Vanessa Campos e Vanuza Monteiro Campos será lançado via YouTube, dia 30, às 19h *** Julian Tonioli, sócio da Auddas, participa do T.CONNECT – Construindo Empresas Exponenciais, nesta terça-feira *** O 1º Congresso de Compliance para Pequenas e Médias Empresas acontecerá de forma virtual. O início será nesta segunda-feira e vai até dia 29. O evento contará com a participação do presidente do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da ACRJ, Humberto Mota Filho. Inscrições aqui *** O Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa começará nesta segunda e vai até 29. Mais informações: even3.com.br/fsm2021 *** Entre 27 e 31 de janeiro, a PUC do Paraná promoverá a 12ª edição da Global Game Jam Curitiba (#ggjcwb), maratona de criação de jogos. Mais informações aqui.

Leia mais:

É hora de radicalizar

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

‘Inteligência’ (sic)

Massacres, ataques e outras tantas concepções que, nos últimos dias, insistem em agredi-la.

Chile, Paraguai, Colômbia… e o Brasil?

Crises políticas e sociais nos países vizinhos acendem alerta.

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Conteúdo online voltado para o ensino e para ganhar dinheiro

Cada vez é mais possível aproveitar o conteúdo online para avanços desde a fluência do inglês das crianças a até aprender a operar como trader na bolsa.

Queda de faturamento atinge 82% dos MEI

Em Minas, 60% dos microempreendedores individuais formalizados na pandemia abriram o negócio por oportunidade.

Inflação oficial fica em 0,31% em abril

Grupo com alta relevante no mês foi alimentação e bebidas (0,40%), devido ao comportamento de alguns itens.

Manhã de hoje é negativa em quase todo o mundo

Em Nova Iorque, Dow Jones e S&P futuros cediam 0,10% e 1,04%, respectivamente.

Projeção da Selic é de 5% no final deste ano

Para o ano que vem, analista projeta 6,5%, dado o alerta do Copom sobre o ritmo de normalização após reunião de junho.