Beijing, 3 junho (Xinhua) — O índice de custos de transporte de contêineres para exportação da China continuou a crescer durante a semana passada, pois o crescimento estável da demanda elevou os preços, de acordo com a Bolsa de Navegação de Shanghai (SSE, sigla em inglês).
A média do Índice de Frete Conteinerizado da China (IFCC) ficou em 1.495,98 em 31 de maio, alta de 7,7% em relação à semana anterior, revelou a bolsa.
O índice vem subindo desde o início de maio, com as taxas de frete para as rotas marítimas da América do Sul, África e Golfo Pérsico e Mar Vermelho liderando os ganhos, o que analistas da Hua Chuang Securities atribuíram às tensões geopolíticas e à melhora da demanda de exportação.
Os fabricantes chineses estão se apressando para enviar mercadorias antes da imposição de tarifas mais altas, como os planejados aumentos de impostos de importação do Brasil sobre veículos elétricos em julho, em particular, o que também ajudou a impulsionar a demanda por transporte e elevar os preços, disse Zhang Yu, analista-chefe da Hua Chuang Securities.
O IFCC rastreia as taxas de frete à vista e contratuais nos portos de contêineres chineses para 12 rotas de transporte marítimo em todo o mundo, com base em dados de 24 transportadoras internacionais.
A leitura de 31 de maio mostrou que a subleitura para o serviço da África Ocidental e oriental liderou os aumentos, com crescimento semanal de 16,9%, seguido pelo da rota da África do Sul, que subiu 10,9% em relação à semana anterior. Fim
Leia também:
Programa de subsídios da China estimula consumo de produtos digitais
Os esforços da China para estimular os gastos do consumidor estão tendo um forte início este ano, com as medidas de subsídio do governo impulsionando uma demanda crescente em produtos digitais.
China estabilizará ainda mais investimento estrangeiro em 2025
A China trabalhará para estabilizar ainda mais o investimento estrangeiro em 2025, implementando medidas para abrir mais campos e melhorar o ambiente de negócios.
Megafábrica da Tesla em Shanghai começa a exportar baterias de armazenamento de energia
Shanghai, 21 março (Xinhua) — A nova megafábrica da Tesla em Shanghai, no leste da China, exportou nesta sexta-feira o seu primeiro lote de baterias de armazenamento de energia Megapack, anunciou a empresa. Levou pouco mais de um mês após o lançamento da sua produção para realizar a sua primeira exportação, com as baterias sendo […]
Primeiro-ministro chinês destaca necessidade de comércio exterior estável e abertura de alto nível
XIAMEN, 20 de março (Xinhua) — O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, pediu a estabilização do comércio exterior com um espírito pioneiro e inovador e a criação acelerada de novas forças na abertura de alto nível. Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez os comentários […]
Investimento direto não financeiro da China no exterior aumenta 9,1% em janeiro e fevereiro
O investimento direto não financeiro da China no exterior aumentou 9,1% em termos anuais, para US$ 22,97 bilhões nos primeiros dois meses de 2025.
Capacidade instalada de geração elétrica da China aumenta 14,5%
A capacidade instalada acumulada de geração elétrica da China atingiu 3,4 bilhões de quilowatts até o final de fevereiro, marcando um aumento de 14,5% ano a ano.