Índice chinês de transporte de contêineres para exportação registra aumento semanal

O índice de custos de transporte de contêineres para exportação da China continuou a crescer durante a semana passada, pois o crescimento estável da demanda elevou os preços, de acordo com a Bolsa de Navegação de Shanghai (SSE, sigla em inglês).

139
Foto área mostra um terminal automatizado de contêineres do Porto de Qinzhou, na Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China, em 19 de maio de 2024. (Xinhua/Zhang Ailin)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 3 junho (Xinhua) — O índice de custos de transporte de contêineres para exportação da China continuou a crescer durante a semana passada, pois o crescimento estável da demanda elevou os preços, de acordo com a Bolsa de Navegação de Shanghai (SSE, sigla em inglês).

A média do Índice de Frete Conteinerizado da China (IFCC) ficou em 1.495,98 em 31 de maio, alta de 7,7% em relação à semana anterior, revelou a bolsa.

O índice vem subindo desde o início de maio, com as taxas de frete para as rotas marítimas da América do Sul, África e Golfo Pérsico e Mar Vermelho liderando os ganhos, o que analistas da Hua Chuang Securities atribuíram às tensões geopolíticas e à melhora da demanda de exportação.

Os fabricantes chineses estão se apressando para enviar mercadorias antes da imposição de tarifas mais altas, como os planejados aumentos de impostos de importação do Brasil sobre veículos elétricos em julho, em particular, o que também ajudou a impulsionar a demanda por transporte e elevar os preços, disse Zhang Yu, analista-chefe da Hua Chuang Securities.

Espaço Publicitáriocnseg

O IFCC rastreia as taxas de frete à vista e contratuais nos portos de contêineres chineses para 12 rotas de transporte marítimo em todo o mundo, com base em dados de 24 transportadoras internacionais.

A leitura de 31 de maio mostrou que a subleitura para o serviço da África Ocidental e oriental liderou os aumentos, com crescimento semanal de 16,9%, seguido pelo da rota da África do Sul, que subiu 10,9% em relação à semana anterior. Fim

Leia também:

Dados do primeiro semestre da China preparam terreno para meta de crescimento para o ano inteiro
Cinturão e Rota
Dados do primeiro semestre da China preparam terreno para meta de crescimento para o ano inteiro

Beijing, 18 julho (Xinhua) — O Fundo Monetário Internacional  revisou nesta terça-feira o crescimento econômico da China em 2024 para 5%, em uma atualização da sua Perspectiva Econômica Global (WEO, sigla em inglês), ante os 4,6% previstos em abril. Isso ocorreu depois que a China divulgou seus dados econômicos semestrais na segunda-feira, que mostraram que […]

Volkswagen Anhui lança o primeiro veículo elétrico para mercado chinês
Cinturão e Rota
Volkswagen Anhui lança o primeiro veículo elétrico para mercado chinês

HEFEI, 18 de julho (Xinhua) — A Volkswagen Anhui lançou oficialmente seu primeiro veículo de nova energia para o mercado chinês nesta quarta-feira, em Hefei, capital da província de Anhui, no leste da China. O novo modelo, ID. UNYX, é o primeiro SUV cupê elétrico inteligente da Volkswagen. Ele tem uma autonomia máxima de 621 […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui