24.5 C
Rio de Janeiro
sábado, janeiro 16, 2021

Índices europeus sobem

A maioria dos mercados acionários europeus subiu nesta segunda-feira após fortes perdas na sessão anterior, com as ações alemãs se destacando após uma pesquisa positiva sobre a indústria. Entretanto, os bancos italianos caíram após as últimas medidas do governo para lidar com o alto volume de empréstimos inadimplentes ficarem aquém das expectativas.

Os volumes de negócios foram baixos uma vez que o mercado britânico e outros bolsas da região permaneceram fechados devido um feriado. O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 recuou 0,03%, a 1.342 pontos, enquanto o índice de blue chips da Zona do Euro Euro Stoxx 50 subiu 0,14%, para 3.032 pontos.

O índice DAX da Alemanha teve alta de 0,84% após a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) mostrar que a atividade industrial do país subiu à máxima de três meses em abril, impulsionada pelo crescimento da demanda doméstica e internacional.

Mas o índice de blue chips de Milão FTSE MIB recuou 0,97% diante das quedas de 3,7% a 7,3% dos bancos UniCredit, Monte dei Paschi e Banco Popolare.

O governo italiano aprovou na sexta-feira um decreto para acelerar a recuperação dos empréstimos em uma tentativa de ajudar os bancos a lidarem com o alto volume de empréstimos inadimplentes e restaurar a confiança no setor. Mas os investidores demonstraram nesta segunda-feira alguma cautela com as medidas e disseram que levará tempo para o impacto ser visível.

Em Londres, o índice Financial Times não abriu para negócios. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,84%, a 10.123 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,31%, a 4.442 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,97%, a 18.420 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,04%, a 9.022 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 0,67%, a 5.086 pontos.

Artigos Relacionados

Programa promove inclusão na formação de colegiados

O Programa Diversidade em Conselho, iniciativa criada para aumentar a diversidade nos conselhos brasileiros, divulgou nesta sexta-feira através de seus parceiros - B3, Instituto...

Petrobras começa fase vinculante do Polo Norte Capixaba

A Petrobras, em continuidade ao comunicado divulgado em 29/09/2020, informou o início da fase vinculante referente à venda da totalidade de suas participações em...

Focus Energia pretende levantar R$1 bi em IPO

A comercializadora de eletricidade Focus Energia anunciou realizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) com previsão de que o valor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.