ANTA é o parceiro oficial de vestuário esportivo para o Comitê Organizador de Beijing 2022. (Xinhua)
Fuzhou, 30 mar (Xinhua) — Suéteres com características chinesas atraentes, casacos cobertos de listras de tigre, sapatos com desenhos florais tradicionais. As roupas esportivas nacionais da China são a última moda entre a sua geração jovem, à medida que começam a mudar das marcas internacionais para as marcas domésticas.
Por trás desta moda chinesa, ou guochao, está uma florescente indústria e mercado de vestuário esportivo chinês alimentado em parte pelos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, emergindo como uma nova força motriz para o crescimento econômico da China.
ANTA Sports, uma marca chinesa de roupas esportivas, divulgou os seus dados em 22 de março, dizendo que a sua receita em 2021 atingiu 49,3 bilhões de yuans, um aumento de 38,9% em relação ao ano anterior. De acordo com a Euromonitor, uma empresa global de pesquisa de mercado, a ANTA Sports detinha uma participação de mercado de 16,2% em calçados e vestuário esportivo da China em 2021, superando os 14,8% da Adidas e se aproximando dos 25,2% da Nike, representando a maior participação de mercado.
Com a ascensão das marcas nacionais, aumentam as demandas dos produtos. “Continuaremos incentivando a inovação tecnológica em esportes de performance e oferecendo a melhor experiência de produto para consumidores com poderes de compras diferenciados”, disse Wu Yonghua, diretor executivo da ANTA Sports.
Anta possui um portfólio de marcas que inclui ANTA, FILA, DESCENTE, SPRANDI, KINGKOW e KOLON SPORT. (Xinhua)
Outros participantes do mercado como Li-Ning e XTEP também não podem ser desconsiderados. A XTEP não cedeu à crescente pressão descendente sobre a economia da China, agravada por surtos esporádicos de COVID-19. Em vez disso, a sua receita dobrou em relação a 2017, ultrapassando 10 bilhões de yuans pela primeira vez em 2021.
Shuhua Sports, fornecedora oficial de equipamentos de ginástica para os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing, divulgou recentemente o seu plano estratégico para 2030, prometendo atingir 10 bilhões de yuans em vendas até o ano.
“O mundo vê diferentes marcas chinesas por meio de Beijing 2022, à medida que mais marcas e produtos domésticos se tornaram reconhecidos em todo o mundo”, disse Zhang Weijian, CEO da Shuhua Sports.
A ascensão das marcas domésticas contribui para as perspectivas otimistas da indústria de roupas esportivas da China no longo prazo.
“O crescimento contínuo das marcas domésticas melhorará ainda mais as cadeias de suprimentos upstream e downstream, estimulando o progresso econômico e social regional”, disse Zhang Qing, fundador da Key-Solution, uma consultoria esportiva.
Talvez na próxima década, um polo de roupas esportivas com influência global surja no sudeste da China, região onde muitos fabricantes de roupas esportivas se concentram, acrescentou Zhang.
Leia também:
China observa maiores remessas de fones de ouvido sem fio em 2021