A atividade econômica no setor manufatureiro dos EUA contraiu em fevereiro de 2024 pelo 16º mês consecutivo, informou nesta sexta-feira o Instituto de Gestão de Abastecimento (ISM). O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor industrial dos EUA ficou em 47,8% em fevereiro, uma queda de 1,3 ponto percentual em relação a janeiro. Qualquer leitura abaixo de 50% indica que o setor industrial está em contração.
O setor manufatureiro dos EUA continuou a se contrair e a um ritmo mais rápido em comparação com janeiro, “com a desaceleração da demanda, a redução da produção e os insumos permanecendo acomodatícios”, disse Timothy Fiore, presidente do comitê de pesquisa de negócios industriais do ISM, em um comunicado.
O Índice de Novas Encomendas no mês voltou ao território de contração, em 49,2%, ante 52,5% registados em janeiro. O Índice de Encomendas em Atraso melhorou em fevereiro de 2024, mas ainda em território de contração moderada, registando 46,3%, acima dos 44,7% do mês anterior.
“O volume típico do primeiro trimestre cai em relação aos altos volumes do quarto trimestre. A distribuição adicional nos permitiu manter mudanças de produção consistentes”, disse um executivo de negócios da indústria de alimentos, bebidas e produtos de tabaco.
“O primeiro trimestre será mais lento devido a algumas alterações nos pedidos dos clientes, mas esperamos que o resto de 2024 seja forte. Podemos aumentar nossas projeções de crescimento”, disse um executivo da indústria de equipamentos de transporte à agência de notícias Xinhua.