Indústria elétrica alemã exporta mais para a China

A China expandiu no ano passado sua posição como o maior mercado de exportação da indústria elétrica alemã, informou a Associação Alemã de Fabricantes Elétricos e Eletrônicos (ZVEI). Em contraste, as exportações da indústria elétrica alemã para o segundo maior destino, os Estados Unidos, diminuíram 9,8% e somaram 17,3 bilhões de euros no ano passado.

Com um crescimento anual de 6,5% e exportações no valor de 23,3 bilhões de euros (US$ 28,3 bilhões), o mercado chinês “se desenvolveu mais dinamicamente” do que antes da pandemia do coronavírus, segundo a ZVEI. Em 2019, o aumento foi de 4,3%.

“A diferença entre as exportações da indústria para a China e os Estados Unidos agora totaliza 6 bilhões de euros”, disse o economista-chefe da ZVEI, Andreas Gontermann, em comunicado, acrescentando que isso estava “um pouco abaixo do volume das exportações elétricas anuais para a Hungria”.

Levadas pelo negócio de exportação com a China, as exportações elétricas da Alemanha para a Ásia em 2020 caíram apenas “comparativamente ligeiramente” a menos 1,7%, de acordo com a ZVEI.

Enquanto as exportações em dezembro de 2020 cresceram 5,2% em comparação ao ano anterior, atingindo 17,1 bilhões de euros, as importações das indústrias elétricas e eletrônicas da Alemanha aumentaram 13,1% em termos anuais, de acordo com a ZVEI.

Segundo a agência Xinhua. apesar da recuperação no final do ano passado, as exportações das indústrias elétricas e eletrônicas da Alemanha caíram 5,7% para 202,7 bilhões de euros. A ZVEI observou que a perda nas importações elétricas foi “significativamente menor” com menos 2,1%, com as importações totalizando 189,9 bilhões de euros em 2020. “O superavit de exportação resultante, de pouco menos de 13 bilhões de euros, foi o mais baixo desde 2003”, disse Gontermann.

Leia mais:

STJ não reconhece ‘rachadinha’ de Flávio Bolsonaro

Bolsonaro ‘mete o dedo na energia’

Estatal pede que MME esclareça fala do presidente

Artigos Relacionados

Fundos têm captação líquida positiva de R$ 38,3 bi em fevereiro

Ibovespa teve desempenho negativo de 4,4% no mesmo mês.

Vendas financiadas de veículos sobe um pouco em fevereiro

Vendas a crédito de veículos no mês de fevereiro foram 0,6% maiores do que o mesmo período de 2020, puxadas pela alta de financiamentos...

Governo indica nomes para ocupar Conselho da Petrobras

A Petrobras informou nesta segunda-feira que recebeu ofícios do Ministério de Minas e Energia e do Ministério da Economia com seis indicações para a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Lula livre. Até quando?

Jurista: Necessidade de proteger Moro e os procuradores da Lava Jato.

Produtividade na indústria cai com menor produção na pandemia

Para 2021, as perspectivas são melhores, em razão do início da vacinação da população.

Demanda por bens industriais cresceu 0,6% em janeiro

Ipea apontou avanço de 6,6% no trimestre móvel encerrado no primeiro mês de 2021.

Aumenta consumo de pornô por público feminino

Relatório de site de entretenimento adulto revela que 39% do acessos são de mulheres.

Abertura de empresas tem alta de 13,4% em novembro

Segundo Serasa, sociedades limitadas impulsionaram índice; comércio teve alta estimulada por Black Friday e festas de fim de ano.