Indústria: ritmo lento de recuperação

152

A atividade industrial está se recuperando gradualmente, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os empresários do setor já percebem uma leve melhora no consumo e na situação financeira das empresas. Além disso, o emprego subiu 0,4 ponto em setembro em relação a agosto, informa a Sondagem Industrial, divulgada hoje pela CNI.

Conforme a pesquisa, o indicador de produção ficou em 48,8 pontos e o de emprego alcançou 49 pontos em setembro. Os indicadores variam de zero a 100 pontos. Quando acima de 50, indicam aumento da produção e do emprego,

Segundo a CNI, o indicador de utilização da capacidade instalada ficou estável em 69% e o índice de estoques efetivos em relação ao planejado caiu para 51,4 pontos, mostrando que se reduziu o excesso de estoques do setor.

 

Espaço Publicitáriocnseg

Chile: Greve geral contra neoliberalismo

Centrais sindicais, movimentos populares e organizações estudantis do Chile anunciaram nesta terça-feira (22/10) a convocação de uma greve geral entre os dias 23 e 24 de outubro contra o governo neoliberal do presidente Sebastián Piñera. A paralisação vem em meio aos protestos massivos que tomam as ruas do país latino-americano desde a última semana, após o aumento da tarifa do metrô.

Em comunicado, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Chile afirmou que a greve geral “é o maior instrumento que os trabalhadores têm para a defesa de nossos interesses”. Segundo a organização, estão previstas “marchas desde às 10h30, orientadas pela massividade, ordenadas, pacíficas e com bandeiras sindicais”. Nesta terça-feira, o Chile entrou no 4º dia consecutivo com toque de recolher nas principais cidades do país. Segundo o governo, o saldo da repressão já é de 15 mortes.

 

Geddel terá 4 anos de prisão

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira o ex-ministro Geddel Vieira Lima a 14 anos e dez meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa na ação penal do caso relacionado aos R$ 51 milhões em espécie encontrados pela Polícia Federal (PF) em um apartamento há dois anos. No mesmo julgamento, o ex-deputado Lúcio Vieira Lima, irmão de Geddel, recebeu pena de 10 anos e seis meses de prisão.

 

CPI do BNDES na Câmara dos Deputados

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES instalada na Câmara dos Deputados, aprovado na tarde desta terça-feira, retirou o pedido de indiciamento contra os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff feito por parlamentares direitistas. Relator da CPI, Cortês chegou a listar Lula e Dilma no documento final, mas retirou após pressão da bancada petista. O texto-base foi aprovado por 19 votos a 10, após três horas e meia de debate.

O texto do relator Altineu Côrtes (PL-RJ) sugere o indiciamento pelo Ministério Público dos grupos empresariais Odebrecht e seus responsáveis, Emílio e Marcelo Odebrecht; e J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do frigorífico JBS. Além disso, pede o indiciamento de ex-ministros, ex-presidentes do BNDES, servidores públicos e funcionários do banco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui