Beijing, 9 jun (Xinhua) — A inflação ao consumidor da China caiu em maio devido aos preços mais baixos de energia e alimentos, enquanto o declínio dos preços na porta da fábrica se estendeu, mostraram dados oficiais divulgados na segunda-feira.
O índice de preços ao consumidor (IPC), um dos principais indicadores de inflação, caiu 0,1% em maio em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) da China.
Já em relação a abril, o IPC de maio caiu 0,2%.
A queda dos preços de energia, que contribuiu com 0,47 ponto percentual para o declínio anual do IPC no mês passado, foi o principal fator de pressão sobre o índice de preços ao consumidor do país, disse a estatística do DNE, Dong Lijuan.
Dong observou que mudanças positivas surgiram em alguns setores, pois as políticas do país para impulsionar o consumo continuaram a surtir efeito.
O núcleo do IPC, que exclui os preços de alimentos e energia, subiu anualmente 0,6% em maio, acelerando-se de um aumento de 0,5% registrado em abril, de acordo com o DNE.
Uma análise dos dados mostrou que os preços dos alimentos caíram 0,4% em termos anuais no mês passado, os preços não alimentícios permaneceram estáveis, os preços dos bens de consumo caíram 0,5%, enquanto os preços dos serviços subiram 0,5%.
Durante o período de janeiro a maio, o IPC do país teve uma queda média de 0,1% em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o DNE.
Os dados de segunda-feira também mostraram que o índice de preços ao produtor (IPP) da China, que mede os custos dos produtos no portão da fábrica, caiu 3,3% em maio em relação ao mesmo período do ano passado. O declínio ampliou ante uma queda de 2,7% em abril.
Dong atribuiu o declínio do IPP à queda dos preços internacionais do petróleo, que puxou para baixo os preços domésticos nas indústrias relacionadas ao petróleo, juntamente com uma desaceleração sazonal na demanda por energia e matérias-primas. Dong observou que os preços do carvão diminuíram e a atividade de construção foi interrompida pelo clima quente e chuvoso nas regiões do sul.
Em relação a abril, o IPP caiu 0,4% em maio, de acordo com os dados do DNE. Nos primeiros cinco meses do ano, o IPP caiu em média 2,6% em comparação com o mesmo período do ano passado. Fim
Leia também:
China emite 10,68 trilhões de yuans em novos empréstimos nos primeiros cinco meses
A China emitiu 10,68 trilhões de yuans (cerca de US$ 1,5 trilhão) em novos empréstimos denominados em yuan (moeda chinesa) nos primeiros cinco meses de 2025.
Bancos centrais chinês e europeu prometem cooperação mais estreita
Os bancos centrais chinês e europeu prometeram reforçar a cooperação num contexto internacional complexo e volátil.
Dados do IVA da China refletem crescimento econômico estável em maio
Beijing, 13 de junho (Xinhua) — Os dados de faturamento do imposto sobre valor agregado (IVA) da China divulgados pela Administração Tributária Estatal nesta sexta-feira indicam que a economia chinesa permaneceu estável em maio, com forte impulso na manufatura, inovação e setor privado. A indústria manufatureira continuou sendo um importante estabilizador econômico, respondendo por 30,1% […]
Desbloquear o consumo é fundamental para sustentar o crescimento da China, diz Banco Mundial
Beijing, 13 de junho (Xinhua) — Liberar o potencial de consumo ajudará a sustentar o crescimento econômico na China, de acordo com um relatório do Banco Mundial publicado em Beijing nesta sexta-feira. O apoio político ajudou a impulsionar o consumo na China e estimulou um aumento nas vendas de imóveis nas principais cidades, com a […]
Maior centro de arrendamento de navios da China continental atinge a marca de 1.000 embarcações
Tianjin, 12 junho (Xinhua) — Uma cerimônia de assinatura foi realizada nesta quarta-feira para o 1.000º navio arrendado através da Zona Portuária de Livre Comércio de Dongjiang (DFTP, sigla em inglês), no Município de Tianjin, norte da China. Como o maior centro de financiamento e aluguel de navios do continente chinês, a DFTP agora ingressa […]
China registra aumento nas viagens de passageiros em 2024
Beijing, 12 junho (Xinhua) — A China registrou um aumento de 5,4% nas viagens inter-regionais de passageiros em 2024, com a atividade de transporte se recuperando continuamente no país, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira. No ano passado, essas viagens na China somaram 64,6 bilhões, sendo 4,3 bilhões por ferrovias, 59,3 bilhões por rodovias e […]