Inflação da China deverá apresentar recuperação moderada no segundo semestre

240
Clientes fazem compras em um supermercado na cidade de Anshun, província de Guizhou, sudoeste da China, em 9 de dezembro de 2023. (Foto de Chen Xi/Xinhua)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 19 jul (Xinhua) — O nível de inflação da China, que se manteve estável na primeira metade deste ano, deverá apresentar uma recuperação moderada nos próximos meses, à medida que a demanda continua a crescer, disseram autoridades e economistas.

Apoiado por recuperações nos preços da carne suína e dos serviços, o índice de preços ao consumidor (CPI) provavelmente subirá ligeiramente no segundo semestre, enquanto o índice de preços ao produtor (PPI) poderá voltar a crescer no quarto trimestre, disseram eles ao Shanghai Securities News, administrado pela Xinhua.

O CPI subiu 0,2% em relação ao ano anterior no mês passado, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas da China (DNE). O PPI, que mede os custos dos bens na porta da fábrica, caiu 0,8% em junho, diminuindo em relação a uma queda de 1,4% em maio e uma diminuição de 2,5% em abril.

“A economia tem sido geralmente estável este ano, com produção e oferta aumentando de forma estável, a demanda do mercado continuando a se recuperar e os preços ao consumidor mantidos estáveis”, disse Wang Youjuan, uma funcionária do DNE.

Espaço Publicitáriocnseg

Wang observou várias tendências positivas nos preços ao consumidor. O preço da carne suína, uma carne básica na China, voltou a crescer em relação ao ano anterior desde abril, enquanto os preços dos bens de consumo manufaturados aumentaram 0,5% em relação ao ano anterior no primeiro semestre, acelerando 0,4 pontos percentuais em relação ao aumento do primeiro trimestre.

O núcleo do CPI, que exclui os preços de alimentos e energia, subiu 0,7% em relação ao ano anterior nos primeiros seis meses, mantendo-se no mesmo nível registrado no primeiro trimestre e no mesmo período do ano passado, mostraram os dados do DNE.

Bruce Pang, economista-chefe da Greater China na JLL, uma empresa de serviços de gestão de investimentos e imobiliários, disse que a tendência de recuperação nos preços ao consumidor tem permanecido moderada, e há potencial para uma recuperação nos preços dos serviços, já que a demanda por viagens pode aumentar durante os próximos feriados no segundo semestre.

Para os preços ao produtor, os economistas disseram que as quedas reduzidas nos meses anteriores refletiram uma melhoria na oferta e demanda no lado da produção e podem retomar o crescimento anual após o terceiro trimestre.

“A redução das quedas do PPI mostrou que a oferta e demanda industrial estariam mais equilibradas e que a operação nas empresas industriais está melhorando”, disse Zhou Maohua, analista do China Everbright Bank.

O valor agregado da produção industrial da China, um importante indicador econômico, expandiu 5,3% em relação ao ano anterior em junho, de acordo com dados do DNE.

Tu Qiang, analista sênior da SWS Research, disse que, com mais apoio político para o pico de carbono e a neutralidade de carbono para impulsionar os preços a montante, ele esperava que o PPI voltasse a crescer em novembro.

Apesar da tendência ascendente, ainda existem desafios e são necessários mais esforços no campo político para fortalecer a demanda interna e apoiar as recuperações de preços, segundo os especialistas.

As vendas no varejo de bens de consumo no país aumentaram 3,7% em relação ao ano anterior no primeiro semestre, apoiadas por políticas de estímulo ao consumo.

Zhang Bin, vice-diretor do Instituto de Economia Mundial e Política da Academia Chinesa de Ciências Sociais, sugeriu que os ajustes na taxa de juros devem ser determinados pelos fundamentos econômicos internos, e os gastos fiscais devem ser ainda mais impulsionados para melhorar os ganhos das empresas e dos residentes.

Liu Aihua, porta-voz do DNE, disse que a implementação da nova rodada de grandes atualizações de equipamentos e troca de bens de consumo da China proporcionaria suporte para os preços em certos setores.

Impulsionados pela renovação de equipamentos e pelo programa de troca de bens, o investimento na compra de equipamentos, ferramentas e instrumentos no primeiro semestre saltou 17,3% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas no varejo de eletrodomésticos, bem como equipamentos de áudio e vídeo em grandes vendedores, aumentaram 3,1% em relação ao ano anterior, mostraram os dados do DNE. Fim

Leia também:

Megafábrica da Tesla em Shanghai começa a exportar baterias de armazenamento de energia
Cinturão e Rota
Megafábrica da Tesla em Shanghai começa a exportar baterias de armazenamento de energia

Shanghai, 21 março (Xinhua) — A nova megafábrica da Tesla em Shanghai, no leste da China, exportou nesta sexta-feira o seu primeiro lote de baterias de armazenamento de energia Megapack, anunciou a empresa. Levou pouco mais de um mês após o lançamento da sua produção para realizar a sua primeira exportação, com as baterias sendo […]

Primeiro-ministro chinês destaca necessidade de comércio exterior estável e abertura de alto nível
Cinturão e Rota
Primeiro-ministro chinês destaca necessidade de comércio exterior estável e abertura de alto nível

XIAMEN, 20 de março (Xinhua) — O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, pediu a estabilização do comércio exterior com um espírito pioneiro e inovador e a criação acelerada de novas forças na abertura de alto nível. Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez os comentários […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui