Inflação da terceira idade acumula alta de 4% em 12 meses

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O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a variação da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos de idade, registrou no terceiro trimestre de 2020, variação de 1,93%. Em 12 meses, o IPC-3i acumula alta de 4,00%. Com este resultado, a variação do indicador ficou acima da taxa acumulada pelo IPC-Br, que foi de 3,62%, no mesmo período.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na passagem do segundo trimestre de 2020 para o terceiro trimestre de 2020, a taxa do IPC-3i registrou acréscimo de 1,96 ponto percentual, passando de -0,03% para 1,93%. Cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A principal contribuição partiu do grupo transportes, cuja taxa passou de -2,93% para 2,89%. O item que mais influenciou o comportamento desta classe de despesa foi gasolina, que variou 8,64% no terceiro trimestre, ante -10,55%, no anterior.

Contribuíram também para o acréscimo da taxa do IPC-3i os grupos: habitação (-0,10% para 1,72%), educação, leitura e recreação (-3,59% para 4,65%), alimentação (2,16% para 2,74%) e despesas diversas (0,63% para 0,86%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: tarifa de eletricidade residencial (-2,09% para 3,91%), passagem aérea (-19,11% para 49,67%), carnes bovinas (2,23% para 8,25%) e cigarros (-0,46% para 1,51%).

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Em contrapartida, os grupos saúde e cuidados pessoais (0,90% para 0,44%) e vestuário (-0,44% para -0,73%) apresentaram recuo em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, vale citar os itens: médico, dentista e outros (1,50% para -0,83%) e roupas (-0,28% para -1,00%).

O grupo comunicação repetiu a taxa de variação de 0,92% registrada na última apuração. As principais influências partiram dos itens: mensalidade para TV por assinatura (1,02% para 2,43%), em sentido ascendente, e combo de telefonia, internet e TV por assinatura (1,87% para 1,68%), em sentido descendente.

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