Inflação nos EUA sobe 0,6% ao mês, ante expectativa de 0,4%

Em Nova Iorque, principais índices também receberam impacto da cautela em relação à divulgação do Índice de Preços ao Consumidor.

Os mercados europeus fecharam sem direção única, devido à cautela em relação aos números da inflação que foram divulgados hoje nos EUA e à espera da decisão da taxa de juros por parte do Banco Central Europeu (BCE), sobretudo após Andy Haldane, economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE, o BC inglês), sinalizar que vê força na alta dos preços. Londres teve queda de 0,20%. Paris subiu 0,19%. Frankfurt perdeu 0,38%.  Milão recuou 0,26%. Madri e Lisboa ficaram próximas da estabilidade, com altas de 0,03% e 0,02%, respectivamente.

Em Nova Iorque, os principais índices também receberam impacto da cautela em relação à divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, por sua sigla em inglês). Quanto às negociações relacionadas ao pacote de estímulos para a infraestrutura, elas tomaram outro rumo com as negociações interrompidas entre democratas e republicanos. O Dow Jones cedeu 0,44%. O S&P 500 e o Nasdaq tiveram queda de 0,18% e 0,09%, respectivamente.

No Brasil, o Ibovespa fechou próximo da estabilidade, com alta de 0,09%, em 129.906,80 pontos. Após o IPCA chegar a 0,83% de alta, superando as projeções do mercado, setores relacionados à renda disponível das famílias tiveram forte realização. Todavia, a recuperação de companhias dos setores de metalurgia, siderurgia e mineração ajudaram o principal índice da B3 a se manter positivo.

Hoje, os mercados asiáticos fecharam majoritariamente em alta, com os temores de alta de inflação na China amenizados pelo discurso do presidente do Banco Central do país sinalizando estabilidade nos preços. Tóquio teve alta de 0,34%. Seul, subiu 0,26%. Taiwan valorizou 1,14%. Hong Kong teve queda de 0,01%. Na China continental, o Shenzhen avançou 0,67% e o Xangai ganhou 0,54%.

Os mercados globais operam mistos, após divulgação da inflação americana acima da esperada e o BCE informando manutenção dos estímulos, mesmo com a melhora da economia da Zona do Euro.

No Brasil, o futuro do Ibovespa abre em alta, com a recuperação do minério de ferro (+1,96%) e do petróleo.

O Tesouro ofertará LTNs para os vencimentos 2022, 2023 e 2024, NTN-Fs para 2029 e 2031 e LFTs para 2022 e 2027.

O BC ofertará 15 mil contratos de swap cambial a partir das 11h30.

O mercado também ficará atento à reforma administrativa, à MP de facilitação de abertura empresas e aos avanços na vacinação.

O Banco Central Europeu (BCE) manteve a taxa de facilidade permanente de depósito para junho em -0,5% e a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez em 0,25%. A decisão da taxa de juros (equivalente à Selic) continua em 0,00%. A autoridade monetária informou que, apesar do avanço da economia no continente, ainda vale a pena manter os estímulos.

Nos EUA, os pedidos por seguro-desemprego caíram de 405 mil para 376 mil, ante a expectativa de 370 mil. Um dos números mais esperados da semana, o IPC subiu acima das projeções para maio. O núcleo do indicador, isto é, sem os preços de energia e alimentação, teve alta de 3,8% ao ano e de 0,7% ao mês. E o índice amplo teve alta de 5,0% ao ano e de 0,6% ao mês.

.

Matheus Jaconeli

Economista da Nova Futura Investimentos

Artigos Relacionados

Mercado aguardando discurso de Powell

Investidores também aguardando repercussão da Ata do Copom e privatização da Eletrobras.

Copom: possibilidade de elevação dos juros em 100 bps já em junho

Apesar de indicarem uma nova alta de 0,75 pp. para agosto, chance de um aumento em 1 pp. ganhou ainda mais força.

Mercados globais tentam recuperar fôlego

Christine Lagarde, do BCE, discursará em reunião do Comitê de Economia do Parlamento Europeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

CVM lança novo Sistema de Gestão de Fundos de Investimento

A partir de 5 de julho, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) irá disponibilizar o novo Sistema de Gestão de Fundos de Investimento (SGF)....

B3 acolhe novo fundo gerido pela XP Asset

Aconteceu nesta terça-feira, na B3, o toque de campainha para comemorar o lançamento de mais um ETF (Exchange-Traded Fund), que é um fundo de...

Airbus e chinesa AVIC fazem parceria

Um projeto de equipamento de fuselagem do Airbus A320 foi lançado em conjunto pela Airbus e pela Aviation Industry Corporation of China (AVIC) nesta...

BID lança guia para ajudar na emissão de títulos sustentáveis

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou um guia para auxiliar e fomentar a emissão de títulos temáticos. O lançamento acontece por meio do...

Vivant lança lata comemorativa ao Dia Internacional do Orgulho LGBT

A lata estampa as cores do arco-íris e traduz o posicionamento da empresa sobre o respeito à diversidade.