Inflação descontrolada

O valor das tarifas bancárias deu um salto de até 21,65%, entre agosto e novembro, segundo pesquisa do Portal Vida Econômica: “Esse aumento substancial das tarifas ocorreu justamente no momento em que o Banco Central, juntamente com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vinham discutindo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) critérios, padronização e limites para a cobrança de tarifas bancárias”, observa o consultor financeiro Miguel José Ribeiro de Oliveira, coordenador da pesquisa e âncora do portal.

Que meta!
Segundo a pesquisa, considerando apenas as 21 principais tarifas bancárias cobradas entre agosto e novembro passados, 16 delas (76%) sofreram altas de preços, três (14%) conservaram os valores e duas (10%) reduziram seus preços. Das 16 tarifas cujos preços subiram nesses três meses, 16 (100%) aumentaram acima da inflação do mesmo período medido pelo IPCA, de 0,95%. Considerando todo o sistema financeiro, seis tarifas (10%) tiveram os preços mantidos, 14 (23%) tiveram os valores reduzidos e 41 (67%) subiram. Destas, 32 tarifas (78%) subiram acima da inflação do mesmo período.

No mínimo 47
De acordo com o levantamento do Portal Vida Econômica, o Banco Safra é a instituição financeira que tem a menor quantidade de tarifas cobradas: 47. Já o Banco Santander tem a maior variedade de serviços cobrados dos usuários: 61.

Levitação
Na próxima semana, uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores da UFRJ apresentará um veiculo de levitação magnética, o Maglev. Baseado em uma tecnologia inovadora, é uma proposta alternativa e economicamente viável para o transporte urbano mais veloz entre as cidades. A apresentação acontecerá no 1º Encontro Nacional de Inovação em Componentes e Equipamentos Eletroeletrônicos (Enicee), que começa essa semana e vai até o dia a 28 de novembro, em São Paulo. O evento é uma iniciativa do da Rede de Entidades Tecnológicas Setoriais (Rets) e da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica.

UTI
Considerado uma das principais referências da América Latina no tratamento de Aids e câncer, o Hospital Gaffrée e Guinle, na Tijuca, no Rio de Janeiro, está precisando de tratamento urgente da administração pública. Instalado num espaçoso prédio, o Gaffrée é vítima de paredes sujas, carentes de pintura, móveis velhos, falta de condições de trabalho para médicos e outros profissionais, que não têm sequer material básico para exercer seu ofício, inclusive esparadrapo para o curativo dos pacientes. “Em lugar de construir novos hospitais, por que não reformar e aproveitar os já existentes?”, pergunta uma leitora que esteve esta semana no Gaffrée e ficou desolada com as condições que encontrou.

Novos rumos
A CUT do Rio pode sofrer uma baixa na próxima quinta-feira – e uma baixa de peso. O Sindicato dos Metalúrgicos da capital realiza assembléia para decidir se sai da central – mais identificada com o PT. A diretoria dos metalúrgicos é mais afinada com o PCdoB. O movimento sindical, afirmam, vive um momento de divisão entre aqueles que defendem a volta de grandes mobilizações trabalhistas e os que assumem o papel contido de hoje, “apático e engessado”.

Fim do mundo
Sexo e comportamento íntimo parecem ser gatilhos de reações alérgicas, informam médicos citados pela agência de notícias especializada Notisa. Já o ato de beijar tem sido descrito como um fator de risco para reações graves induzidas por alimentos e drogas.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorOcupado
Próximo artigoPró-ricos

Artigos Relacionados

Qual a parcela de culpa da Ericsson no terrorismo?

Multi sueca é processada por pagar propina no Iraque que teria chegado ao Estado Islâmico.

BC eleva juros, mas inflação segue disseminada

Remédio errado a partir de diagnóstico equivocado.

Ainda é a economia

Redução dos preços coloca algum combustível na campanha de Bolsonaro.

Últimas Notícias

Burocracia bancária faz sete em cada 10 brasileiros perderem dinheiro

Já Pix alcança o segundo lugar no ranking de meios de pagamento aceitos pelo comércio eletrônico.

‘Americano’?

Por Eduardo Marinho.

Jô Soares, eterno em nossos corações e mentes

Por Paulo Alonso.

Microcrédito para taxistas será votado na terça

Projeto de André Ceciliano abre linha de até R$ 80 mil para renovar frota.

Safra de grãos deve ser de 271,4 milhões de t em 2021/22

Levantamento é da Conab; já queda nas safras leva à retração da Região Sul no primeiro trimestre.