Os cálculos e especulações do mercado financeiro sobre a inflação no país têm um vício de origem. Todos eles consideram apenas o IPCA, ignorando a inflação financeira, que, com juros de até três dígitos, esfolam os brasileiros que não pagam suas contas à vista. E, no entanto, segundo o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, 30% dos brasileiros refinanciam suas dívidas via rotativo do cartão de crédito. Como, em março, segundo pesquisa do Procon-SP, os juros por essa modalidade de crédito alcançaram inacreditáveis 198,4% ao ano, para pelo menos 30% dos nacionais a inflação para produtos comprados no cartão foi 44 vezes maior do que a meta de 4,5%.
Padrão Maílson
Embora inflação seja um cálculo que envolve média ponderada, a mistura do hábito nacional de parcelar o pagamento das compras e do comércio de embutir juros nas vendas a prazo faz com que, embora o IPCA gire por volta de 5% ao ano, num grande número de produtos e serviços ela se localiza na casa dos dois dígitos. Ou seja, a inflação financeira continua nos mesmos patamares da produzida pelo ex-ministro Maílson da Nóbrega, o Senhor Inflação, que à frente da Fazenda no Governo Sarney, escalou uma inflação de 15% em novembro de 1989 para 84% em março de 1990.
Exposição
Pesquisa feita pela Gentis Panel a pedido do site Curriculum comprovou o que a maioria dos candidatos a emprego imaginavam: 46% dos 2,5 mil entrevistados não estão satisfeitos com as dinâmicas de grupo que são realizadas. Os candidatos afirmam que a duração é muito longa e, em algumas situações, chegam a sentir-se expostos perante os outros.
Ver para crer
A Cidade do Rio seguirá o exemplo de Londres e montará um banco de dados com todas as informações relevantes para o crescimento ordenado e sustentável a partir da realização de uma olimpíada. É o que garantem os participantes do simpósio Rio-Londres: Cidades Olímpicas, organizado pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado da Assembléia Legislativa (Alerj). O objetivo deste banco de dados é reunir informações relevantes, como o número de empresas em cada local da cidade, renda média de cada região, investimentos do estado em cada setor, assim como outras informações que possam ajudar o setor privado e a população a discutir e a desenvolver a cidade.
O presidente da Comissão Especial da Alerj para acompanhar o legado dos eventos esportivos de 2014 e 2016, deputado Nilton Salomão, elegeu o trabalho de revitalização em áreas degradadas como a principal contribuição que cidades como Londres e Barcelona deixaram para o Rio.
Clarice
O Rio De Clarice tem nova edição neste sábado, desta vez no Jardim Botânico. Tendo como guia a professora Teresa Montero, biógrafa de Clarice Lispector, o passeio vai revisitar lugares que inspiraram a escritora ucraniana naturalizada brasileira na sua escrita. O encontro será na Rua Jardim Botânico 1.008, na Zona Sul do Rio.
Jato para três
Os efeitos da crise financeira internacional chegaram ao céu. Empresas e executivos estão dispensando os jatinhos e helicópteros próprios e aderindo ao sistema de compartilhamento, tendência esta que está se acelerando também no Brasil, afirma o diretor da Prime Fraction Club Marcus Matta. Segundo ele, 85% dos clientes têm condições de ter seu próprio jato, mas optaram pelo sistema de compartilhamento, que permite reduzir a despesa mensal em cerca de dois terços em relação à posse exclusiva.
Porta giratória
A Comissão de Ética Pública da Presidência recomendou ao BNDES que mude uma prática que vinha sendo tratada como normal pelo banco: permitir que funcionários tirem licença para trabalhar em empresas privadas. “Historicamente vinha sendo uma posição do banco. Sugerimos que se altere e se proíba”, explicou o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence. O conselheiro Fabio Coutinho solicitou que a recomendação seja enviada também ao Banco Central, Banco do Brasil e Caixa Econômica.
A prática é comum especialmente no BC e no BNDES, e traz – ou deveria trazer – conflitos éticos de funcionários que foram trabalhar em empresas ou instituições financeiras com claros interesses nas deliberações das duas estatais.