Influência

“Há muito os conservadores alertam que as agências regulatórias tendem a ser “capturadas” pelas empresas que regulam; o mesmo pode acontecer com agências que distribuem contratos.” Não, não é nenhum esquerdista infiltrado no governo criticando a Aneel ou a Anatel. A frase está em artigo do economista norte-americano Paul Krugman sobre o mais recente escândalo envolvendo a Halliburton e seus defensores no governo Bush.

Infrutífera
“Existem espíritos desavisados que tentam semear qualquer cizânia entre eu e meu colegas. Particularmente tentaram fazer isso com meu irmão, não sanguíneo, mas irmão, o doutor Darc. Tenho por doutor Darc uma relação que vai da admiração à amizade e à confiança mais completa, total e absoluta. Faço questão de dizer isso. Quem quiser plantar qualquer suspeita de desavença ou desacordo está tentando semear em solo árido”. O depoimento, que não deixa margem a dúvidas, é do presidente do BNDES, Carlos Lessa.

Doação
A Federação das Indústrias do Rio (Firjan) estimula as empresas fluminenses a doar recursos para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Pessoas físicas e jurídicas podem deduzir as doações feitas ao FIA, sendo que, no caso de empresas, a tributação é feita pelo lucro real, com limite de dedução de 1% sobre o Imposto de Renda devido. Mais informações em 0800-231231.

Não é a vera
Ao apresentar o balanço do primeiro ano da administração do PT produzido pelo PFL, o presidente do partido, senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), disse que o governo Lula tem “um padrão Fernando Henrique”. Como o PFL foi integrante do condomínio tucano durante oito anos, Bornhausen precisa explicar ao distinto público se considera a comparação um elogio ou um insulto. O balanço pefelista também dá razão à definição feita pelo deputado João Fontes (sem partido-SE), expulso do PT no fim de semana e que classificou a oposição do PSDB/PFL de café com leite.

Eficácia petista
Do ex-deputado federal Milton Temer, do Rio, ao deixar, esta semana, o PT, que para ele está se tornando social-liberal: “O lulismo está se mostrando mais eficaz até do que Fernando Henrique Cardoso para os interesses do capital, já que cumpre a agenda neoliberal e ainda é capaz de neutralizar os movimentos sociais.”

“Adviser”
Entre as curiosidades suscitadas pelas diferentes versões sobre o telefonema de Bush para Lula, uma é particularmente pertinente: afinal, que conselhos o presidente dos EUA vai pedir ao petista sobre o pacote que prepara para a Previdência de lá? Como Lula é um orgulhoso monoglota, algum assessor vai ter de ensiná-lo a dizer “taxar os velhinhos” em inglês.

Aviso
Os servidores federais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) continuam, em todo o país, com a greve de advertência de 72 horas, iniciada na terça-feira e que termina hoje. No Rio de Janeiro, o movimento paralisou as atividades dos terminais de carga dos portos, aeroportos e fronteiras. O comando nacional informa que apenas casos especiais estão sendo liberados pelas equipes de vigilância sanitária, tais como hemoderivados, córneas e imunobiológicos. A greve foi aprovada no II Encontro Nacional da categoria. O movimento é um alerta ao governo federal contra a exclusão destes servidores federais concursados, regidos pelo Regime Jurídico Único (lei 8.112), do Plano de Carreira proposto pela Casa Civil da Presidência da República para a Anvisa.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior“Tô” nem aí
Próximo artigoNáufragos

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Rio, petróleo e prosperidade

Por Ranulfo Vidigal.

Baixas temperaturas e geadas trazem prejuízos a agricultores

Balança comercial do agro, entretanto, apresentou superávit de US$ 43,7 bilhões no acumulado do ano, de janeiro a abril.

A pandemia do burnout

Por César Griebeler.

OIT: crises geraram déficit de 112 milhões de empregos no mundo

Guy Ryder: 'efeitos sobre os trabalhadores e suas famílias, particularmente nos países em desenvolvimento, serão devastadores.'

Banco central da China injeta liquidez via recompra reversa

O Banco Central da China injetou na sexta-feira 10 bilhões de yuans (cerca de 1,48 bilhões de dólares) de recompra reversa, visando manter a liquidez do sistema bancário.