Guangzhou, 15 out (Xinhua) — A 136ª Feira de Importação e Exportação da China, popularmente conhecida como Feira de Cantão, teve início em Guangzhou, capital da Província de Guangdong, no sul da China, nesta terça-feira.
Com o tema “Servindo ao desenvolvimento de alta qualidade, promovendo a abertura de alto nível”, esta edição da feira apresenta mais de 30 mil expositores com 1,15 milhão de novos produtos.
Muitas novas empresas, produtos, tecnologias e modelos de negócios estão fazendo sua estreia, atraindo 147 mil compradores estrangeiros que se pré-registraram para a feira.
De acordo com Chu Shijia, diretor do Centro de Comércio Exterior da China, mais de 8 mil expositores foram reconhecidos como empresas nacionais de alta tecnologia, “pequenos gigantes” especializados em setores de nicho ou campeões de fabricação, representando um aumento de mais de 40% em relação à edição anterior da Feira de Cantão.
Cerca de 390 mil produtos digitais e inteligentes serão exibidos, um aumento de 300% em comparação com a 135ª Feira de Cantão, enquanto o número de produtos ecológicos e de baixo carbono aumentará em 130%, para 1,04 milhão.
Uma pesquisa realizada antes da feira pelos organizadores indicou que 94% dos expositores trariam novos produtos e 64,8% apresentariam produtos com direitos de propriedade intelectual independentes. Mais de 1 milhão de novos itens e produtos com direitos de propriedade intelectual estão em exibição, juntamente com uma variedade de robôs humanoides, dispositivos inteligentes e produtos não tripulados que fazem sua estreia na feira.
A plataforma online da 136ª Feira de Cantão foi ainda mais otimizada, com um host digital virtual e um aplicativo dedicado à Feira de Cantão.
A escala da exposição online expandiu-se significativamente, com cerca de 48 mil empresas enviando aproximadamente 3,75 milhões de produtos para a plataforma, um aumento de 60% e 50%, respectivamente, em comparação com a feira anterior, ambos máximos históricos.
Até segunda-feira, compradores de 209 países e regiões haviam se pré-registrado para o evento. Além disso, 241 dos 250 maiores varejistas do mundo e as principais corporações multinacionais estão participando da feira.
“Com base em indicadores como pré-registros, reservas de hotéis e reservas de voos, espera-se uma maior participação de compradores estrangeiros na 136ª Feira de Cantão”, disse Chu.
A feira destaca o desenvolvimento de alta qualidade dos produtos e marcas chineses, e a China está confiante em sua capacidade de oferecer mais e melhores produtos – tanto “fabricados na China” quanto “criados na China” – para o mundo, observou Chu.
A feira será realizada em três fases, entre 15 de outubro e 4 de novembro, e contará com 55 áreas de exposição, cobrindo 1,55 milhão de metros quadrados. A primeira fase, que vai de 15 a 19 de outubro, apresentará novos tópicos, como energia de hidrogênio, e contará com uma área dedicada a produtos de armazenamento de energia, atraindo mais de 110 novas empresas de energia.
Lançada em 1957 e realizada duas vezes por ano, a Feira de Cantão é considerada um importante indicador do comércio exterior da China. Fim
Leia também:
Vendas de carros de passeio de nova energia na China aumentam em novembro
Beijing, 10 dezembro (Xinhua) — O mercado de veículos de passageiros de nova energia da China continua apresentando um crescimento robusto em novembro, com as vendas no varejo atingindo quase 1,27 milhões de unidades, mostraram dados da associação do setor divulgados nesta segunda-feira. A cifra marca um aumento anual de 50,5% e uma alta de […]
Comércio exterior da China cresce 4,9% entre janeiro e novembro
Beijing, 10 dezembro (Xinhua) — As importações e exportações totais de bens da China expandiram 4,9% ano a ano em termos de yuan nos primeiros 11 meses do ano, mostraram dados oficiais nesta terça-feira. O volume do comércio de bens expandiu para 39,79 trilhões de yuans (cerca de 5,6 trilhões de dólares americanos) no período […]
China tem enorme potencial para estimular demanda doméstica
A demanda doméstica da China, o principal motor de crescimento da segunda maior economia do mundo, tem um enorme potencial de expansão contínua.
LEGO promove marca e inovação para explorar potencial de mercado de longo prazo da China
O gigante global de brinquedos LEGO Group disse que continuará investindo em marca e inovação no mercado chinês para atender às demandas diversificadas dos consumidores em meio a um cenário de varejo em evolução.
Índice de logística de comércio eletrônico da China atinge em novembro o maior nível em sete anos
Beijing, 9 dezembro (Xinhua) — O índice de logística de comércio eletrônico da China atingiu em novembro seu nível mais alto em sete anos, de acordo com os resultados de uma pesquisa divulgada no domingo pela Federação Chinesa de Logística e Compras e pela gigante do comércio eletrônico JD.com. O índice de logística do comércio […]
Preços ao consumidor da China se recuperam em novembro
Beijing, 9 dezembro (Xinhua) — Os preços ao consumidor da China se estabilizaram em novembro devido à maior confiança dos compradores, apresentaram dados oficiais nesta segunda-feira. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), um dos principais indicadores de inflação, subiu 0,2% ano a ano em novembro, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE). […]