Iniciativa também nos EUA

O governador da Califórnia, Gerry Brown, em recente evento realizado em São Francisco, afirmou que o estado vai se juntar à...

O governador da Califórnia, Gerry Brown, em recente evento realizado em São Francisco, afirmou que o estado vai se juntar à iniciativa Cinturão e Rota, idealizada pela China. Trata-se de um desafio ao establishment norte-americano, já que a proposta chinesa vai na direção oposta ao rentismo dominante em Wall Street e Washington. Aliás, em seminário sobre a Rota da Seda realizado semana passada no Eurasia Center, na capital dos EUA, a iniciativa recebeu apoio de várias empresas, que não querem perder um bom negócio. O projeto vai se firmando como uma mudança no paradigma do desenvolvimento mundial, deixando de ser visto como um projeto apenas eurasiano.

O Cinturão e Rota já conta com etapas concretas na Ásia. Algumas precisam de forte apoio da China, pois o comércio ainda caminha em mão única. Mas os chineses não pensam em anos, mas décadas, e têm paciência para esperar o que plantam dar frutos. Na África, também há grande esperança com a chegada de novos ares. Ano que vem, completam-se dez anos da crise financeira de 2008, e a política em curso, capitaneada por Wall Street, só levou a economia para trás.

 

Concentração danosa

Muitos usuários da cabotagem, que conversaram com a Usuport-RJ, clamam por mais concorrência no setor”, afirmou André de Seixas, diretor-presidente da Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro. Além de reclamar da falta de opção de armadores, eles indicam que a concentração de mercado eleva os preços dos fretes. Os valores dos serviços acabam sendo calculados com base na concorrência do modal rodoviário, e não pelos custos marítimos.

Segundo Seixas, por conta da norma que rege o afretamento de embarcações (Análise de Impacto Regulatório, AIR), alguns grandes embarcadores chegaram a afirmar que não aguentavam mais ser obrigados a utilizar serviços de um ou dois armadores por falta de opção. “Isso nos mostrou que, na cabotagem, nem os grandes conseguem respirar. Algo muito grave, produzido pela Resolução Normativa 01/2015-Antaq”, acusa o presidente da Usuport-RJ, que pretende atuar “fortemente” nessa área.

Segundo a entidade, as mudanças levaram à degradação das Empresas Brasileiras de Navegação (EBN) existentes e desestimularam novos entrantes. “É a atuação dos armadores estrangeiros na nossa cabotagem, travestindo-se de empresas nacionais, que vem promovendo essa concentração e destruindo a bandeira brasileira”, queixa-se Seixas.

 

Transformação

A Facha realiza, entre 23 e 26 de outubro, nos campi Botafogo e Méier, a 2ª Semana Acadêmica, com participações de especialistas em áreas como Administração, Jornalismo, Publicidade, Gestão Desportiva e Direito. O tema desse ano é “Mercado de Trabalho em Transformação: Desafios e Oportunidades”. A semana conta ainda com feiras de livros, intercâmbio, estágios, extensão e pós-graduação, além de apresentações culturais e musicais. A programação completa está no site eventos.facha.edu.br

 

Rápidas

A exposição Rio, Minha Paixão será inaugurada dia 23 próximo, no Petit Palais (sede da Sergio Castro Imóveis, na Rua das laranjeiras, 490). A mostra traz fotos de Bayard Boiteux, Cristina Lacerda, Marco Rodrigues e Sebastiao Marinho. A iniciativa é da Associação dos Embaixadores do Rio, com apoio da Fundação Cesgranrio, Portal Consultoria em Turismo e Rio Copa Hotel. A exposição será aberta ao publico no dia 24 e irá até 16 de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 16h, mas as visitas devem ser agendadas pelo e-mail [email protected] *** A sessão de autógrafos do livro Por que o Brasil é um País Atrasado? foi adiada para 1 de novembro, na Livraria Travessa do Shopping Leblon, às 19h *** “A prevenção da corrupção e outros desafios à boa governação da administração pública” é tema central do evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), Centro de Investigação de Direito Público (Portugal) e Instituto de Ciências Jurídico-Políticas de Portugal, em Lisboa, nesta quinta. Informações: www.icjp.pt/conferencias/13004/programa *** Antecipando as comemorações do Dia das Crianças, o Shopping Grande Rio apresenta na terça-feira o programa Terça Sonora, em que o Grupo AMC apresentará um repertório infantil com grandes sucessos da MPB *** Entre os dias 12 e 15, o Caxias Shopping, junto com a Escola Sesi, oferece uma série de atividades gratuitas para crianças, inclusive experiências com robótica *** Nesta terça-feira, a Fiesp divulga a pesquisa Nível de Emprego de setembro. A expectativa é se vai confirmar a tendência de queda vista nos últimos meses.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Europa admite 2 pesos na crise na Ucrânia e em Gaza

Cinismo típico da mentalidade colonial

Petróleo sob disfarce de direitos humanos

China descobre grande reserva na Região de Uigur, alvo das ‘preocupações’ dos EUA.

Ameaça de demissões expõe crise na Saúde

Piso de menos de 4 SM para enfermagem revela desvalorização.

Últimas Notícias

Nubank: resultado do 2T22 e a perspectiva de recuperação das ações

Destaque para captação de clientes, mas risco de inadimplência é alto.

Rio CVB: Receita do Rock in Rio acima de US$ 158 milhões

Evento deve gerar pagamento de US$ 7,9 milhões em impostos à cidade.

Anatel recebe cerca de 1 milhão de queixas

Reclamações foram contra serviços de telefonia, internet e TV.

Europa admite 2 pesos na crise na Ucrânia e em Gaza

Cinismo típico da mentalidade colonial

Ação civil para incluir fonte solar em leilão de energia

Associação do setor fala em 'tratamento isonômico para empreendimentos fotovoltaicos participarem de leilões do Governo Federal.'